Na tarde desta sexta-feira, 17 de novembro, durante o quarto dia da FliConquista, o público foi agraciado com a envolvente performance da artista Ana Barroso, cantora e atriz nascida em Vitória da Conquista.
Acompanhada por Tarcísio Santos na guitarra e Nielton Marinho na percussão, Ana apresentou “Repentina”, um espetáculo enraizado em fortes influências musicais e inspirado no rico repertório popular nordestino. Com simplicidade irresistível, o show celebrou os ritmos tradicionais da cultura nordestina, convidando o público a dançar.
Ana expressou sua felicidade por participar da primeira edição da FliConquista, destacando sua ligação como artista nascida e criada na cidade. “Felizona de ter feito esse show na primeira edição da FliConquista. Quero poder voltar, quero que existam milhões de edições. Muito feliz por nós nos reencontrarmos, eu sou daqui e quero levar a gente adiante.”
“Estar nesse palco hoje foi muito especial. Fazia muito tempo que eu não tocava na cidade. Tenho certeza de que a gente redimensiona alguma força no momento em que nos conectamos sensivelmente através da arte, do carinho, do amor, dos nossos contextos”, comentou Ana sobre sua presença no palco da FliConquista.
A mãe de Ana, Diana Bastos, expressou a alegria contagiante por testemunhar o retorno da filha aos palcos da cidade, elogiando a bagagem artística que ela trouxe consigo. “Estou imensamente feliz, com uma sensação contagiante de alegria por ter tido a oportunidade de ver minha filha se apresentando mais uma vez aqui em Conquista. Depois de muito tempo, ela retornou com uma bagagem linda. Como mãe, fiquei extremamente feliz e orgulhosa.”
Já o pai, Nagib Barroso, expressou seu prazer em ver Vitória da Conquista sediando a Feira Literária e parabenizou a FliConquista por proporcionar momentos com artistas locais.
“Muito bom a gente ver Vitória da Conquista tendo essa Feira Literária maravilhosa e muito prazer em ver minha filha participando. Ela que ia comigo nas feiras quando era criança e hoje reverbera na sua arte, na sua música. Parabéns à FliConquista por proporcionar esses momentos com os artistas, que são oriundos daqui da terra”, afirmou Nagib Barroso.
Assim, além de ser uma vitrine para a riqueza artística local, a FliConquista se consolida como um evento que fortalece os laços entre os artistas e a comunidade, proporcionoando um espaço para que os artistas locais se destaquem e sejam reconhecidos em sua própria comunidade.
A FliConquista é realizada pelo Coletivo Barravento, composto por professores, produtores culturais, intelectuais e entusiastas da literatura, e conta com a parceria do Studio Palma e o apoio da Fundação Pedro Calmón, Governo do Estado da Bahia e Governo Federal do Brasil. A programação é completamente gratuita.
Para acompanhar todas as atualizações e informações sobre a FliConquista, siga o evento no Instagram.
Texto: Jenifer Vital. Parceria FliConquista, sob orientação de Paula Janay, e Avoador, produto laboratorial da disciplina Jornalismo Digital, do curso de Jornalismo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).
Fotos: Gabriela Nascimento.
------
Publicado Originalmente em 18/11/2023, em Fliconquista.
Nenhum comentário: