Nesta quinta-feira (16/11), no segundo dia da programação de atividades da FliConquista, aconteceu, na arena literária do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, o show “Se Orú Obaí“, do artista pernambucano Gean Ramos Pankararu.
A apresentação reforçou a importância da tradição em conjunto com a contemporaneidade. Com letras que transmitem a realidade vivida pelos povos originários, o espetáculo trouxe a ancestralidade da música Pankararu, discutindo o passado, presente e o futuro.
Gean compartilhou sua experiência em Vitória da Conquista, “antes de mais nada, quero expressar minha imensa felicidade por estar aqui em Conquista e pela relação que construímos nestes dias. É gratificante ver nosso povo em evidência, especialmente o nosso povo sagrado, os indígenas, ocupando esse espaço e estabelecendo uma relação genuína com o Vitória da Conquista”.
“Estar numa feira literária é trazer toda força que tem a palavra escrita ou ou cantada“, diz Gean.
O artista Pankararu reitera a relevância da presença das ocupações originárias em eventos como a FliConquista, “participar desta feira significa muito, pois nós, povos indígenas, precisamos ocupar esses espaços. É fundamental abordar a oralidade, pois, embora a literatura seja essencial, a comunicação oral é a forma mais ancestral que possuímos.”
“Eu não conhecia o artista e estou tendo a oportunidade de conhecer hoje, e já estou amando. Agradeço imensamente à Feira Literária, pois proporciona a oportunidade de conhecer talentos que estão fora do foco midiático tradicional“, disse a espectadora, Andreia Neres, que acompanhava o show de Gean Ramos Pankararu.
A interação entre o artista e o público destaca a relevância da Feira Literária de Vitória da Conquista como um espaço inclusivo, capaz de conectar o público com novos talentos.
A FliConquista é um evento valioso para a promoção da diversidade cultural e artística, enriquecendo a experiência literária e promovendo diálogos significativos entre diferentes expressões culturais.
O evento é realizado pelo Coletivo Barravento, composto por professores, produtores culturais, intelectuais e entusiastas da literatura, e conta com a parceria do Studio Palma e o apoio da Fundação Pedro Calmón, Governo do Estado da Bahia e Governo Federal do Brasil. A programação da FliConquista é completamente gratuita.
Para acompanhar todas as atualizações e informações sobre a FliConquista, siga o evento no Instagram.
Texto: Jenifer Vital. Parceria FliConquista, sob orientação de Paula Janay, e Avoador, produto laboratorial da disciplina Jornalismo Digital, do curso de Jornalismo da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).
Fotos: Vinícius Brito
------
Publicado Originalmente em 17/11/2023, em Fliconquista.
Nenhum comentário: