Finalmente está disponível a tão sonhada primeira edição da nossa zine. Após uma década de experiências com a BLUEZinada!, o Projeto Memória Musical do Sudoeste da Bahia oferece conteúdo original sob este novo formato, com o objetivo de divulgar a pesquisa, a musicalidade da nossa região, fomentar novas pesquisas e interesses, além de manter viva a cultura das zines, tão importante no ambiente da música independente no século passado e cada vez mais rara atualmente, sobretudo em formato físico.
Seguindo os moldes de sua antecessora, a zine do #memóriasudoeste foi criada principalmente para o formato físico, sempre distribuído gratuitamente, em um formato A5 (A4 dobrado ao meio) e impressa em preto e branco, alcançando todos os tipos de público, com a possibilidade de qualquer um baixar a versão para impressão (links abaixo) e imprimir por conta própria. Enquanto isso, buscamos apoio para imprimir as dezenas de cópias que serão distribuídas por aí.
Mas, compreendendo as limitações nesse sentido, aqui também está a versão digital, em formato pdf, adaptada para leitura em computadores, tablets, celulares, etc. Neste formato, a zine é colorida, e esta é a principal diferença entre as duas versões.
Se você pertence a alguma empresa, associação, órgão público, biblioteca, arquivo público, universidade, escola, espaço cultural, etc, e gostaria de receber algumas cópias ou, até mesmo, contribuir com a impressão de outras tantas, entre em contato conosco. O importante é não permitir que nossa cultura caia no esquecimento. Nossa intenção é a periodicidade trimestral. Fique à vontade para compartilhar por aí. Esperamos que gostem do trabalho.
NESTA EDIÇÃO:
Imagem da vez | Café com Blues
Discografia | Grupo Barros
Entrevista | Mazinho Jardim
Wigwam: a memória musical do Cine Madrigal
Leia+ | A memória da música em Vitória da Conquista: uma herança religiosa e familiar
Capa | Música autoral: termômetro dos tempos e espaços
Memórias | Memórias de um roqueiro conquistense - #1
Release | Bruno Lima
Assista | Xangai em ‘‘Cantingueiros’’
Palavras cruzadas
Foto da capa: Papalo Monteiro e Alex Baducha (2017). Fonte: Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista. Edição por Plácido Oliveira Mendes.
BAIXE AGORA:
PALAVRAS CRUZADAS
BASTIDORES
Curioso(a) para saber como foi produzida a zine? Acesse, abaixo, os rascunhos originais. Em breve, relato de experiência, pelo autor.
Rascunho 01 (boneco inicial) | Rascunho 02 (boneco utilizado + transcrições de falas da série "Prefácio" para a matéria de capa)
Nenhum comentário: