Músicos e bandas

Artigos

Entrevistas

Discografia

Memórias

[2016] Entrevista: Xangai


Xangai era amigo de Teseu, toureava minotauros, roubava do Rei Lear uma donzela e, montado em seu cavalo, viajava o mundo inteiro nas estampas Eucalol. Eugênio Avelino é cantor, compositor, violeiro e radialista. E, este ano, ator (na novela “Velho Chico”). Xangai, que assumiu como nome artístico inspirado no nome da sorveteria de seu pai, gravou ao lado de Elomar, Geraldo Azevedo e Vital Farias os hoje clássicos álbuns “Cantoria” (1 e 2). “Isso tem 32 anos”, ele relembra em entrevista ao Scream & Yell dias antes do show com os parceiros Elomar, Geraldo Azevedo e Vital Farias em Fortaleza.

Lançado em 1984 derivado de um show no Teatro Castro Alves, em Salvador, “Cantoria” foi tão bem recebido na época que ganhou outros dois volumes, o “Cantoria 2”, com os quatro músicos, e um “Cantoria 3”, apenas com Elomar. “Os três são grandes compositores e essa oportunidade de estar junto a eles é sempre um motivo de aprender um pouco mais”, confidencia Xangai, que fala sobre o modo de trabalho dos quatro no palco (“Geraldo Azevedo gosta muito de fazer improvisos”) e conta que essa nova turnê “Cantoria” reúne novidades e músicas conhecidas da época dos álbuns originais.

No bate papo abaixo, Xangai fala de sua participação na novela “Velho Chico”, da Rede Globo, (“Foi um desafio”), do parceiro de “Cantoria” Elomar (“Ele não gosta de televisão, não gosta que a imagem dele seja superexposta como a maioria das pessoas que estão na mídia e querem mais é aparecer”), elenca músicos cearenses que admira e avisa: “Eu não falo português”, explicando logo em seguida, de forma poética: “A língua brasileira eu chamo de “brasilerança”. Já ao ser questionado sobre o forró “de hoje”, Xangai simplesmente arremata: “não conheço”. Confira a seguir, na íntegra, a conversa com este mestre da música brasileira.


O senhor poderia me adiantar um pouco como vai ser o show, ou melhor, como vai ser esse concerto, como o Elomar prefere falar?
Rapaz, eu tô querendo saber de alguém que possa me dizer como é que vai ser. Só posso dizer depois que fizermos. A gente já fez em Brasília e Goiânia, em setembro, e além de apresentarmos o repertório de músicas já conhecidas, apresentei algumas músicas que não constavam nos nossos primeiros encontros e foi muito bem recebido. O povo gostou. Muitas pessoas não vão para ouvir as novidades, eles vêm pra relembrar momentos dos encontros anteriores de 32 anos atrás. (O show) é isso: tem algumas novidades e uma manutenção do repertório de músicas mais conhecidas daquela época.

Falando sobre os dois álbuns, “Cantoria 1” e “Cantoria 2”, como foi gravar esse disco com esses três outros grandes músicos, que são o Elomar, Vital Farias e Geraldo Azevedo?
Isso tem 32 anos. Foi em 1984. Gravamos no Teatro Castro Alves, em Salvador, acho que foi de quinta a domingo. Quatro apresentações (não tenho bem certeza). E em março daquele ano o LP já estava pronto. Aí nós lançamos na Sala Cecília Meireles, e em São Paulo, no Teatro Cultura Artística. Depois fizemos Campinas, São Bernardo do Campo, Goiânia, Brasília e, me parece, Belo Horizonte. No decorrer dessa viagem foram gravados os outros espetáculos, dos quais se conseguiu colher músicas que fazem parte do “Cantoria 2”. Naquela ocasião o Elomar mostrou muita música nova em cada concerto que fizemos. Daí saiu o disco “Cantoria 3”, só com músicas dele, só ele, lançado pela Kuarup.

Como vocês decidiram quem canta o que? Basearam-se em quem cantou as músicas originalmente ou houve algum outro critério? Como vocês dividem entre si quem quanto o que, quem toca que parte, quem faz solo, quem faz acompanhamento?
Todos os quatro (fazem acompanhamento). Acontece que há momentos de algum de nós cantar uma música inédita que os outros não conhecem, dai a gente canta só. E toca só. Mas sempre gostei e tenho mais tendência e domínio da parte vocal. Então praticamente canto todas as músicas dos outros três fazendo vocal, abrindo a voz. Em compensação, Geraldo Azevedo tem um talento, uma capacidade de improvisação, no grande violão que ele toca… Além de cantar, Geraldo gosta muito de fazer improvisos. Vital Farias e Elomar têm um estilo mais clássico. Nem sempre eles participam (dos improvisos), mas todos cantam as músicas que os outros estejam cantando. A divisão é essa. Os três são grandes compositores e essa oportunidade de estar junto a eles é sempre um motivo de aprender um pouco mais, porque são três grandes mestres da música brasileira. Inquestionavelmente.

São quatro, né? Permita-me corrigi-lo.
Não. Eu estou dizendo que eu aprendo com os três. Estou falando de mim. Estou falando de aprendizado. Pra mim não soa pedantismo, como uma forçação de barra, de dizer que é coisa de humildade. Aprendo porque eles são três mestres mesmo. E acho natural que eles possam também aprender alguma coisa que eu faça.


Entendi. Você também recentemente teve uma experiência como ator na novela “Velho Chico”. Foi uma novela que, de certa forma, resgatou um pouco da cultura nordestina, principalmente da região do São Francisco.
Bastante.

[A novela] Terminou de uma forma bastante triste com o falecimento do principal ator, Domingos Montagner. Eu queria saber de você como foi essa experiência de ter participado dessa novela, dessa obra.
Olha aí, outro momento de aprendizado. Pela possibilidade de estar sempre lidando com o público, muitos músicos não tem tanta dificuldade de se adaptar e representar algum papel, teatralmente falando. Não estou falando só de mim não. Vários cantores lidam com o público representando. O que? Interpretando as músicas. Não é só o ato de cantar, é o ato de mostrar o que aquele texto, o que aquela música está querendo dizer. Eu também faço isso e gosto muito de usar este tipo de recurso. Acho que tenho uma vocação ou algo assim parecido. O Luiz Fernando Carvalho fez o convite dizendo que admira minha arte. Foi um desafio. Ele também me deu, vamos dizer um direito, não sei se essa é a palavra, de sugerir uma pessoa pra fazer uma parceria comigo como um cantador da novela e indiquei Maciel Melo. E foi brilhante. Correspondeu maravilhosamente. Mas, para você ver como é que isso ocorre, Mariene de Castro [que interpretou Dalva na novela] é uma cantora. Lucy Alves é uma cantora e musicista. E foram brilhantes na novela. O hábito de ter que encarar e ficar cara a cara com o público todo dia e tal é exatamente o que comprova essa condição dos músicos, dos cantores, de realizar e poder dar conta desse recado. Pra mim foi isso. Uma experiência maravilhosa. É um trabalho que não é fácil, mas quando o time é bom e um técnico sabe botar esse time pra jogar bem, o resultado é o que a gente pode comprovar nesse trabalho aí, nessa novela.

Uma das suas músicas que são mais famosas é de Cátia de França, “Kukukaia”. Ela também dá nome a uma casa de forró onde você já esteve em Fortaleza…
Inúmeras vezes. É dos meus amigos, meus compadres Walter e Elaine.

Pois é, eu queria saber qual é exatamente o significado da palavra Kukukaia. E nessa casa de forró em especial, ainda se escuta o forró tradicional, o forró nordestino..
De verdade. Forró de verdade.

A gente tem artistas de sucesso que estão fazendo turnê no Brasil, estão fazendo turnê internacional que já recebeu o nome de “forró de plástico”… Eu queria saber o que você acha desse forró que não é exatamente forró…
Eu não conheço. Eu não conheço.

E sobre o significado dessa palavra, Kukukaia.
O Brasil tem, todo ele, uma língua só. O que difere é o sotaque. Cada lugar tem a sua maneira de entonação, sotaque, hábitos, o regionalismo, mas nós sabemos. Qual a língua que a gente fala no Brasil?


É bem diferente o português que a gente fala no Ceará, do português que vocês falam na Bahia, do português que é falado em São Paulo…
Eu não falo português. A língua que a gente fala aqui não é português não. Nós também falamos português, mas a língua brasileira eu chamo de “brasilerança”. É a herança que nós temos. Tudo o que a gente tem aqui no Brasil é brasilerança. É herança porque o Brasil é muito novo, o Brasil tem 500 anos. A língua brasileira na verdade é a língua dos índios. Quer ver? Cariri. Messejana.

Tianguá.
Ceará. Piauí. Paraíba.

Mossoró.
O que não falta é nome de índios. Essa língua vem se formando ao longo desses 500 anos com a chegada de outras línguas. A língua portuguesa, a principal, foi a que se oficializou. Mas tem a espanhola quando se fala “pregunta”, “entonce”, “ancho”, por exemplo. Tem um pouco de francês. O inglês agora é o que mais chega, porque somou tudo. A tecnologia é toda em inglês. E ainda tem o latim, que é a mãe da língua portuguesa. E tribos de ciganos perambulam por esse sertão brasileiro. Os ciganos brasileiros vem de uma origem romani. Elomar é muito conhecedor de alguns aspectos da língua que os ciganos falam – tem até uma música chamada “Duvê Esse Chão Quêma Meus Pé”. Duvê, na língua romani, quer dizer Deus. Jesus Duvê Baron. Na verdade é Duvêl. Duvê é uma forma reduzida de Duvêl. Eu mesmo tenho um filho que se chama Duvê. E na religião que se estabeleceu no Brasil, que é a católica, desde a chegada dos portugueses, a colonização, tem, por exemplo, uma história de que uma mulher quando está próxima a parir, costumeiramente algumas pessoas dizem: “Nossa Senhora do Bom Parto lhe dê uma boa hora”. Você já deve ter ouvido isso. Na linguagem dos ciganos romani, Nossa Senhora do Bom Parto é Kukukaia.

A gente não vai ter a oportunidade de conversar com o Elomar, a gente sabe que ele prefere não dar entrevistas…
Elomar não gosta de televisão, mas de conversar com jornalistas eu não sei se ele está indisposto não. Alias, dependendo de como se chega, da abordagem, Elomar é uma bagagem de audição imensa. Um homem de uma cultura impressionante. É um mestre de conhecimento erudito. Ele é tão erudito que tem a visão se colocar numa postura de humildade, que ao invés de estar cantando nos palácios dos chamados “doutos”, ele, na obra que realiza, vem com a erudição tratar de um assunto muitas vezes desassistido e descriminado pelos intelectuais. Este é o meu parecer, é como eu entendo o Elomar. Não tenho nada contra os intelectuais. São todos importantes. Mas o Elomar vem falar do povinho mais desassistido. Povinho, vírgula. Entre aspas. É o povo do sertão, povo da caatinga. Ele fala com uma competência, com uma beleza. É um ato de doação, um ato de uma sensibilidade que me encanta. Acho isso uma coisa maravilhosa. É como se Elomar fosse um Patativa do Assaré, um poeta naturalíssimo. Elomar tem um conhecimento vastíssimo de tudo. É um arquiteto. Um homem que conhece o universo de uma forma diferente da maioria dos nossos intelectuais. É respeitável, admirável. E admirável é a obra que ele faz. Ele não gosta de televisão, não gosta que a imagem dele seja superexposta como a maioria das pessoas que estão na mídia e querem mais é aparecer. Ele já passou desta fase há muito tempo e é um direito. Por que que ele não quer? Pergunte a ele. Está errado? Não acredito. Está certo? Ele faz o que ele quer. E eu não discordo.

Se você fosse um jornalista e fosse fazer uma pergunta para ele, o que você perguntaria? E, pelo tanto que você o conhece, provavelmente qual seria a resposta dele?
Pelo conhecimento que ele tem, pelo grau de inteligência, se você quiser saber alguma coisa, meia palavra dele basta. Pra um bom entendedor meia palavra basta. Não tem esse dito? Então, qualquer coisa que se pergunta, ele tem uma capacidade de mastigar o assunto e trazer à baila uma aula. Acho que não seria uma pergunta que eu poderia fazer pra ele. Qualquer pergunta, é um mestre falando a respeito daquilo que a gente queira indagar. Então é uma palavra pesada em termos de conteúdo. Pesada em termos de grandeza. De valor. Claro que se perguntar como é que se joga baseball, eu não sei se ele vai falar. Mas, coisas, realmente que a pessoa queira saber, ele é grandioso. Qualquer assunto que eu lhe perguntar dentro do universo dele, ele tem uma palavra muito importante. Estar com ele é muito legal, muito bacana, muito enriquecedor.

Pra gente terminar essa entrevista, eu queria só que você comentasse um pouco sobre artistas cearenses, que artistas cearenses tiveram alguma influência na sua carreira, que você goste, que você escute na sua casa…
Rapaz, o Ceará é um manancial de arte. Não só pra mim, mas para o Brasil e pra esse mundão todo. O Ceará tem uma importância muito significativa, de verdade. Na área da música existem muitos grandes músicos cearenses. Julinho do Acordeom [João Aguiar Sampaio, nascido em Itapagé, CE] parece que é cearense e era meu amigo, tocava com João do Vale. Tem Evaldo Gouveia… Tarcísio Sardinha, maravilhoso… Adelson Viana… Tem um músico fantástico daí que eu já ouvi em uma música de Zé Dantas e Luis Gonzaga, que é “A Volta da Asa Branca”, chama-se Cristiano Pinho, que toca guitarra. É surpreendente o arranjo que eles fizeram, ele e Adelson, pra essa música. Eu sinto vontade até de chorar quando ouço essa música. E eu sempre ouço. Tem uma gravação que consegui, uma pessoa me deu de presente, que é uma maravilha. Tem Falcão que é um grande artista cearense… Já falei do Patativa… Tem o grande, o grande, o grande, o maior de todos, Chico Anísio. É por aí. Admiro todos. O que não falta no Ceará são grandes artistas. Geraldo Amâncio, um grande repentista, e outros tantos que tem por aí que eu adoro, uns caras que tem importância muito grande e que nos dá muita alegria de saber que são brasileranças de verdade.



– Daniel Tavares (Facebook) é jornalista e mora em Fortaleza.


------
Publicado originalmente em 21/11/2016, em Scream & Yell.

I. Malförea

O "Memória Musical do Sudoeste da Bahia" precisa da sua colaboração. Tem algum material guardado? Gostaria de publicar seu próprio texto aqui? Acrescentar ou retirar algo? Entre em contato através do "fale conosco". Vamos preservar juntos a nossa história!

Nenhum comentário:

Leave a Reply

Temas

@memoriasudoeste 1 1 em Pé 2 Alados 1973 1984 1986 1988 1990 1993 1994 1999 2000 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 2020 2021 2022 2023 2024 5C1 96 FM A Conquista do Rock A Tarde A Voz do Muro A-Divert Acervo de Cartazes Acrock Adão Albuquerque Afonso Ribas Afonso Silvestre Agosto de Rock Alex Baducha Alisson Menezes Almiralva Ferraz Gomes Ana Barroso Ana Gabriela Ana Palmira Bittencourt Santos Casimiro André Cairo Andréa Cleoni Antônio Carlos Fernandes Limongi Apache APAE Aquarius Blues Band Arlindo Polvinthai Arnaldo Antunes Arraiá da Conquista Artes plásticas Arthur Maia Artigos Assista! Autobox Axé Music Babá Ferreira Bad Boy Boogie's Balaio Band FM Banda de Música do 9º BPM Banda Firem banda Mixta Banda Sonora Bárbara Nascimento Bazé Benjamin Existe Bete Pires Beth Soul Biblioteca Comunitária Donaraça Biblioteca Municipal José de Sá Nunes Blas Fêmia Bloco Algazarra Blog Blue Jam Blues BLUEZinada! BNB Boom!!! Boulevard Shopping Brasília Bráulio Ferraz Brumado Bruno Caires Bruno Lima Bruno Portella Cacau com Leite Café com Blues Café Society Caiik Caique Santos Cama de Jornal Câmara Municipal de Vitória da Conquista Camarote Beer Camerata Acadêmica do Sertão Camerata Carlos Jehovah Camillo de Jesus Lima Canta Bahia Canto do Sabiá Cao Alves Captain Pepper Captain Peppers Carlos Albuquerque Carlos Moreno Carlos Porto Carnaval Carol Ivo Casa do Rock Casa dos Carneiros Casa Fora do Eixo Casa Memorial Régis Pacheco Caso à Parte Cassiane CazAzul CCCJL CCCJL Sessions CDL Centro de Convenções Divaldo Franco Chamadas Abertas Charges e cartoons Chefinho Som Chico Luz Chirlei Dutra chorinho Christian Bernardis Cidadania Cinco Contra Um Cine Glória Cine Madrigal Cinema Circo de Cultura Cláudia Rizzo Clipping CMVC Colégio Sacramentinas Coletâneas e Discos Especiais Coletivo Escritores Conquistenses Coletivo Iron Horse Coletivo Suíça Bahiana Conferência Municipal de Cultura Conquista Metal Fest Conquista Moto Rock Conquista Rock Festival Conselho Municipal de Cultura Conservatório Municipal De Música De Vitória Da Conquista Consulta Pública Coração de Jesus Corais Coral da UESB Crônicas Cultura curso de Cinema e Audiovisual da Uesb Cursos Dan Ribeiro Dani Lasalvia Daniel Drummond Danielle Rosa Dão Barros Davi Fernan De tudo na Band Dércio Marques Destaques Deus e as Águas Deus Segue Nossa Guia Deus Seja Louvado Dia do Músico Evangélico Dia Mundial do Rock Diego Dell Carmo Diego Oliveira Diglett Joes Dinho Oliveira Dire Straits Legacy Dirlêi Bonfim Diro Oliveira Discografia Dissertações Distintivo Blue Divino Espírito Santo Djavan documentários Documentos históricos Dona Iracema Dorinho Chaves Dost Downloads DP Dragster Dreadful Trace Dreams Produções Dú Nosso Jeito DUDU Dumblegore Durval Lelys Ed Goma Ed Motta Edigar Mão Branca Edilson Dhio Editais Educadora FM Élder Oliveira Elomar Elton Becker Elton Dias Em memória Emissoras Entrevistas EP Erasmo Carlos Erudito Erudito: Orquestras e Bandas Marciais Escravos da Merenda Espaço Cultural A Estrada Espaços Ester Barreto Estúdio Drakkar Estúdio Drummond Eulá Evandro Correia Eventos Excalibur Rock Band Expoconquista Exposições F. A. Q. Fabio Sena Fabrício Gama Facebook Fainor Fainor Garage Band Famus Feira de Flores de Holambra Felisquié Fenix Rock Bar Fernando Bernardino Festa do Divino Festas Populares Festeccon Festivais Festival Avuador Festival da Juventude Festival de Inverno Bahia Festival de Música da Bahia Festival Educadora FM Festival Internacional de Violão Festival Nacional da Canção Festival Nossa Arte Festival Pra Cantar Junto Festival Rádio Rock Festival Suíça Bahiana Festival União Brasileira do Blues Festival Unimed do Sudoeste de Música Festival Universitário Intercampi de Cultura e Arte - FUICA FestUesb Filarmônicas Fita Amarela Fliconquista Flor de Tangerina Folk FomeStop forró Forró Temperado Fotos Freebird Gafieira Brasil Gal Costa Garboso Gean Ramos Pankararu Geórgia Nunes Geral Geraldo Azevedo Geslaney Brito Geslaney Brito e Iara Assessú Gil Barros Gil Brito Gil Ferraz Gilberto Gil Gilmar Cardoso Gilmar Dantas Gilmara Baby Gimba Jardim Giorlando Lima Glauber Rocha Glória Groove gospel Graco Lima Jr Grito Rock Grupo Barros Grupo Roama Guanambi Guigga Guilherme Arantes Guilherme Barbosa Guilherme Menezes Gutemba Haeckel França Heavy Metal Heleno Ribeiro Hemoba Herberson Sonkha Herzem Gusmão Hiaguinho Hinos história oral Homens de Cabaré Humberto Pinheiro I. Malförea Ian Kelmer Iara Assessu Ice Drink Imagem Casa Som Imagem do Mês In Mundos In The Rocks Inércia Ingrid de Castro Brito Inside Hatred Iracema Miller Isadora Oliveira Ítalo Silva Itapetinga J.C. D'Almeida Jackson Alcântara Jacqueline Jack JayVee Jean Cláudio Jeanna Lopes Jequié Jeremias Macário Jingles João Donato João Omar João Paulo Pereira Joe Malfs Clan Jorge Luis Melquisedeque Josilene Pires Matias Jota Menezes Jota Quest Judson Almeida Juliana Brito Julio Caldas Junior Damasceno Juraildes da Cruz Kako Santana Karina Costa Kelly Prado Kessller La Pança Ladrões de Vinil Larissa Caldeira Larissa Luz Larissa Pereira Lei Paulo Gustavo Léo Lima Léo Santana Letras Letras & Prosa Liatris Lili Correia Live Solidária Lives Lívia Ellen Livros Locutores Lollapalooza Lomantão Loro Borges Lucas Arruda Lucas Gerbazi Lucas Índigo Lucas Lins Luciano PP Lúcio Ferraz Luiz Caldas Luiza Aldaz Luiza Portal MAC - Movimento Artístico e Cultural de Vitória da Conquista Máfia da Mortadela Magoo Malförea Mallu Magalhães Mandacaroots Manel Manno di Sousa Manual do Músico Marcelo Bonfá Marcelo Lopes March of Revenge Marcha do Orgulho LGBTQIAPN+ Marcha para Jesus Marcos Marinho Mari Fernandez Maria Bethânia Maria Elena Menezes Oliveira Mariana Kaoos Marisa Monte Marlua Marta Moreno Mary Ouro Massicas Massinha Mastruz com Leite Mauré Mauricio Sena Maurício Sena Max Santoli Mazinho Jardim Melhor Feijão do Mundo Memória do Rádio memórias Metal Mi do Carmo Miconquista Mictian MIDAS Miguel Côrtes Mina Mórficos MPB MPBlues Mulher no Samba Musaé Música Autoral Musicante Sudoeste Músicos e bandas Nagib Natal Conquista de Luz Natal da Cidade Natália Bueno Nathan Soares Nattan Náufrago Urbano Nelson Pereira Nunes Nem Tosco Todo Nem Tosco Todo e as Crianças Sem Futuro NEOJIBA Nephtali Bitencourt Neto Comander Nilton Junior No Canto do Choro No Palco Nós Vozes & Eles Notícias ÑRÜ Nuclearte O Piquete O Rebucetê OAB Oktober Rock Old Stove Onildo Barbosa Orion Music Company Orquestra Conquista Sinfônica Os Barcos Outra Conduta OutroEu p Pablo Fornasari Pablo Luz Palestras Pandemia Papalo Monteiro Paraki Parrázio Patagônia Paul & The Moondogs Paul Bergeron Paulo César de Araújo Paulo Gabiru Paulo Macedo Paulo Pires Pedro Sampaio Pesquisas Petrônio Joabe PH Pilot Wolf Pindaí Pipa Pipa Música Plácido Oliveira Playlists PMVC Poções Podcast do Moss do Som Podcasts Poesia Point do Rock Pop PPGMLS Praça Barão do Rio Branco Praça da Juventude Praça Tancredo neves Prêmio Suíça Bahiana de Música Princípio Ativo Priscila Correia de Sousa Carneiro Produtores Programa Positividade Programas de rádio Público Punk Rock QGRecords Quarentena Quarteto de Blues Quermesse de Santa Dulce Quintas de Maio Rádio Baixaria Rádio Câmara Rádio Clube Rádio FM 100 Rádio Shiga Rádio Up Rádio USP rádios Rafael Flores Raifran Raimundo Sodré Ramanaia Randômicos Rap Raquel Dantas Real Rock Fest Reason Reconquista Recrucifixion Rege de Anagé Reggae Regional Reis Reis do Crime Renato Russo Renegados Retilínea Revista Gambiarra Ricardo Castro Ricardo Marques Rita De Cássia Oliveira Lima Alves Roberto Carlos Roberto Sant’Ana Robson Falcão Rock Rock Cordel Rock em Prol Rock Vertente Romário Ronaldo do Sax Ronny Voxx Rony Barbosa Rubenildo Metal Salvador Samba Samba & Pagode São João Sarau Multiverso Sarau Somos Vozes SASB Schangay Selvagens à Procura de Lei Séries SESC Sheila Lima Shows Signista Simone da Silva Guerreiro Singing Along Sintoma de Cultura Social Freak Som da Tribo Sorrow's Embrace Spit Clown Sr. Pokan e os Tangerinas SS-433 Stratozero Suffocation of Soul Supercílio Tales Dourado Tambores & Cordas Tamires Dias dos Santos Tarcísio Santos Tarde UESB Taro Tarsis Valentim Társis Valentim Teatro Carlos Jehovah Terno de Reis Santa Bakhita Terno de Santo Reis teses Teu Soares Textos científicos Textos e reportagens de época Thais Macedo Lopes The Dug Trio The JackHammers The New Old Jam The Outsiders Thiaguinho Thomaz Oliveira Tiamat e os Garotos Perdidos Titãs Toca Autoral! Tomarock Tombstone Tonico Almeida Top Love Tosco Todo TR MC Trabalhos acadêmicos Três do Crime Tres Puntos Três Reis Magos Trio da Huanna TV Sudoeste TV UESB TVE Bahia UESB UESB FM UESC UFBA UFPB Uma Terra Só UMC UNIMUS Vadinho Barreto VDC Hip Hop GT Festival Vídeo do Mês Videoclipes Viela Sebo-Café Vinew Vinícius da Costa Januário Vital Farias Vitória da Conquista VOceve Weldon França Weldon Silva. Weldon França Weslei Gusmão Piau Santana WN$ Xangai Xuxa Yasmin Luene Zé Baticabo Zine

Acervo de Entrevistas

#museudorockvca

Doe sangue!