Por Diêgo Gomes*
“O jornalismo é, antes de tudo e sobretudo, a prática diária da inteligência e o exercício cotidiano do caráter”. (Cláudio Abramo)
Atualmente o primeiro ato ao acordar, é verificar os aplicativos instalados nos dispositivos moveis, sejam eles de mensagens, vídeos ou de notícias. Mas num passado não tão distante não era assim, mais precisamente nos anos 2000. A televisão ou mesmo uma emissora de rádio era acionada para ser a companhia em sua casa ou mesmo a caminho para o seu trabalho. Lá chegando, você ligava o seu computador e iria saber o que estava “publicado na internet”.
E aqui se encaixa perfeitamente o então Blog do Herzem Gusmão, posteriormente, com o endereço de Blog da Resenha Geral. Se a ideia de uma adaptação do blog do Ricardo Noblat é verdadeira, a sensibilidade de regionalizar a notícia criou um novo olhar para a população conquistense.
O blog do Herzem Gusmão criou uma simbiose com informações publicadas de reportagens da rádio Clube e 96 FM, e também da equipe que fazia a cobertura jornalística também para esse novo canal. O programa de rádio tinha uma hora de duração e foi aumentado de tamanho com os recados do blog, onde às pessoas deixavam suas mensagens no online que eram lidas no ar durante o programa de rádio Resenha Geral.
E essa recordação é clara em minha memória entre 2005 e 2006, quando trabalhava numa loja de autopeças e um dos sócios, que ficava na mesma sala dizia: “você viu a notícia que saiu no blog do Herzem Gusmão?”. Iríamos todos acessar para saber o que era pautado pelo comunicador conquistense, que ingressava no mundo online agregando mais essa função ao seu vasto currículo de radialista, cronista e narrador desportivo, colunista de jornal impresso.
O tempo foi passando e outros blogs ou sites de notícias foram sendo criados. O Núcleo de Notícias, Blog do Anderson, Blog do Paulo Nunes, Tribuna da Conquista, Blog do Marcelo, Conquista Agora, Notícias de Vitória da Conquista, blog do Nildo Freitas, Blog do Dudé e uma série de outros que vieram e que informaram a comunidade com o olhar peculiar de cada um.
Visionário, Herzem buscou transmitir ao vivo o programa de rádio Resenha Geral no blog, mas a qualidade de internet ruim a época impossibilitava uma transmissão imagética que pudesse continuar por muito tempo naquele momento. A ideia era que, se você estivesse no trabalho ou em casa, mas não sintonizado pelas ondas do rádio, poderia ver e ouvir pela rede mundial de computadores. As transmissões em vídeo foram modificadas para as transmissões por áudio. O ouvinte permanecia na audiência da rádio e do blog, ao mesmo tempo, online.
Não acompanhou o programa ao vivo no rádio? Não tinha problema, ele estava disponibilizado no blog, de igual forma o comentário do dia (formato do que conhecemos hoje como Podcast) e assim foi se criando um histórico diário do programa de rádio dentro do blog, além das notícias do próprio blog. E assim, se o programa na Clube FM tinha horário específico, das 12h até as 14h, o blog estava disponível 24 horas por dias para quem quisesse.
Inquieto, as primeiras postagens do dia eram logo no final da madrugada. Quem tinha um olhar mais atento, observava postagem às 04h, às 05h da manhã, horários que Herzem acordava e começava os trabalhos. E, na equipe nomes que ficaram conhecidos jornalisticamente no cenário regional passaram pelo blog da Resenha, alguns inclusive estiveram também nas ondas do rádio: Isaac Cabral, Rodrigo Ferraz e Mateus Novaes são exemplos. No início, coberturas fotográficas eram feitas por Regina Meira, pelo Roberto Silva, Mônica Cajaíba e, no decorrer do tempo, com o Rafael Gusmão que “sempre chegava antes da notícia”.
Algumas coberturas ficaram marcadas: a ida do ECPP Vitória da Conquista para a elite do futebol estadual e suas campanhas no Campeonato Baiano como sensação da Bahia; o desaparecimento de duas crianças no conjunto habitacional Vila Bonita e Vila Sul; a greve da Polícia Militar em 2012 são exemplos de importância jornalística do Blog da Resenha Geral.
O mercado publicitário também sofreu modificações. O leitor de Vitória da Conquista é um consumidor fiel dos blogs e isso tem muito a ver com que foi iniciado pelo blog da Resenha Geral. Então, além da TV, Rádio e Outdoor, anunciar nessa mídia, se tornou também outro canal de comunicação direta com o consumidor e isso observamos até hoje.
O protagonismo do Blog da Resenha Geral continuou mesmo após a entrada de Herzem para a disputa eleitoral a partir de 2008. Jamais deixou de cobrir o esporte conquistense, o desenrolar noticioso da economia, sociedade e política. Por falar em política, uma das postagens mais aguardadas da semana ou mesmo do dia, era a “Parabólica” que trazia notícias dos bastidores da política local e que influenciava estadualmente.
O exercício do mandato político conquistado por Herzem como deputado estadual por 15 meses, entre 2015 e 2016 e, depois como prefeito eleito em 2017, possibilitou ao radialista, jornalista, especialista em comunicação pela UESB e “blogueiro”, estar do outro lado da notícia, ou seja, sendo a própria notícia.
Em 16 de agosto de 2019 foi ao ar pela última vez o programa de rádio Resenha Geral quando Herzem agradeceu aos ouvintes, patrocinadores, parceiros de programa e às emissoras, as décadas que ficou a frente do microfone com âncora.
Mesmo com a morte de Herzem Gusmão em 18 de março de 2021 o blog continuou no ar com cobertura da jornalista Anne Ellen Silva e cobertura fotográfica de Rafael Gusmão.
Hoje, 06 de janeiro de 2023, o blog da Resenha Geral suspende as atividades, com a certeza que marcou história no jornalismo online de Vitória da Conquista e foi o farol de muitos jornalistas, radialistas e blogueiros que iniciaram nessa jornada de 2005 em diante.
“Deus no comando”
*Diêgo Gomes é jornalista, advogado e escreveu o livro “Herzem Gusmão: a voz de Conquista”.
------
Publicado originalmente em 06/01/2023, em Blog da Resenha Geral.
Nenhum comentário: