Vitória da Conquista recebe, nos dias 13 e 14 de março, a seletiva regional do XI Festival Nossa Arte, promovida pela Federação das Apaes do Estado da Bahia (Feapaes-BA) em parceria com a Apae de Vitória da Conquista. O objetivo é selecionar os participantes da competição final, que acontece em maio, na cidade de Guanambi. Além dos artistas da Apae do município, estarão presentes, no Centro de Cultura Camilo de Jesus, assistidos das unidades de Brumado, Gandu, Guanambi, Jequié e Paramirim.
Para Antônio Marques, coordenador de Artes da Feapaes-BA, o festival é uma oportunidade de dar visibilidade aos talentos dos assistidos e é um estímulo para o desenvolvimento da confiança e autoestima. “A arte tem um papel primordial na inclusão das pessoas com deficiência na sociedade, pois favorece a reabilitação e a formação, além de permitir que se expressem e compartilhem suas histórias”, pontua.
As apresentações artísticas dos mais variados gêneros serão avaliadas por uma equipe de jurados. As modalidades são: dança (todos os estilos, incluindo danças de ruas, populares e folclóricas); música (instrumental, vocal, banda, fanfarras); artes literárias (poesia, literatura de cordel, conto e prosa); artes visuais (pintura, desenho, gravura, fotografia, cerâmica, escultura, instalação, maquete, mosaico, reciclagem e artesanato em geral); e teatro (tragédia, comédia, drama, sátira).
Maria do Carmo, presidente da Apae de Vitória da Conquista, fala da expectativa para a seletiva. “Nossos assistidos já estão se preparando e ensaiando. Estamos ansiosos para receber todos em nossa cidade e prestigiar o evento”, afirma.
De acordo com Narciso Batista, presidente da Federação das Apaes da Bahia (Feapaes-BA), a XI edição do evento promete fortes emoções. “A arte é uma poderosa ferramenta para a educação e valorização dos nossos assistidos. Nesse sentido, estamos muito animados para as seletivas, pois serão uma amostra do grande espetáculo final que será o festival”, afirma.
------
Publicado originalmente em 20/03/2023, em Blog do Caique Santos.
Nenhum comentário: