A nova gestão do conselho municipal de Cultura de Vitória da Conquista assumiu o mandato no dia 06 de Outubro de 2023 para fortalecimento das políticas públicas do setor cultural em colaboração com a sociedade civil. As assembleias do conselho ocorrem sempre às primeiras segundas-feiras de cada mês, no prédio do Memorial Regis Pacheco, e constituem o espaço ideal para que os diferentes agentes culturais atuantes na sociedade civil, organizados em cadeiras temáticas, possam discutir e pleitear ações e políticas para o setor cultural a nível municipal, mantendo um diálogo com os representantes do Poder Executivo e Legislativo. Para representar o legislativo, foram definidos em consonância com o Decreto n. 22.860, os seguintes vereadores: Luis Carlos Dudé e Valdemir Dias como titulares, e Dinho dos Campinhos e Alexandre Xandó como suplentes. Desde então, foram realizadas três reuniões nos meses de novembro, dezembro e fevereiro. No entanto, para nossa surpresa, a segunda e a terceira reunião não tiveram quórum suficiente por causa da ausência dos respectivos vereadores. Estavam presentes, além dos conselheiros, os coletivos e associações da cultura, entre eles, a SASB e o Coletivo de Bibliotecas Comunitárias, que assumiram a responsabilidade de acompanhar e construir coletivamente a política cultural do município, e se sentiu profundamente desrespeitado pela ausência dos vereadores que parece não ter assumido um compromisso real com o setor cultural de Vitória da Conquista, já que só foram em uma reunião (a primeira) de três já realizadas. Foram encaminhados ofícios pela SASB no dia 27/02 para os vereadores solicitando uma resposta do motivo da ausência, mas ainda não houve retorno. Nós, enquanto sociedade civil, cobramos nesse momento os parlamentares e exigimos que eles cumpram com as obrigações assumidas. Estaremos lá, acompanhando e dialogando, e queremos que esse cenário da ausência do legislativo no conselho não se repita.
Publicado originalmente em 01/03/2024, em Instagram.
Por que publicamos conteúdo já publicado em outros sites?
Comentários publicados:
Gente, é o seguinte: tivemos apenas três reuniões da nova gestão do Conselho municipal de Cultura e das três, duas não teve quorum por falta de... Imagina quem? Os vereadores que representam o legislativo. Enviamos um ofício há três dias pedindo explicação aos vereadores e não nos responderam ainda. Segunda feira que vem é a quarta reunião, e não queremos mais ter que lidar com esse desrespeito do legislativo. Por isso, postamos uma cobrança no Instagram e precisamos da ajuda de todo mundo para pressionar. Compartilhem a postagem nos storys de vocês e marquem por favor os vereadores que representam o legislativo no Conselho de Cultura. São eles: Carlos Dude, Valdemir Dias, Dinho dos Campinhos e Alexandre Xando. Marquem também perfil da Câmara Municipal de Vitória da Conquista. Segue os arrobas. @luiscarlosdude @alexandrexando_ @valdemirdiasvereador @vereadordinhodoscampinhos @camaravc. Quem quiser, marca a prefeitura também para que eles entendam a força do povo da cultura. Sigamos! (Daniel Leite - SASB)
Olá Daniel Boa Noite... Então, para nós do MAC Movimento Artístico e Cultural de Vitória da Conquista, nenhuma Novidade. Afinal, quando foi que esse pessoal, teve ou demonstrou algum interesse legítimo sobre às Atividades Culturais deste Município...? Esse Pessoal, na verdade, se sente incomodado quando os Artistas se reúnem para reivindicar, para apresentar, para diagnosticar, ou ainda para denunciar, a real situação de profunda precariedade e abandono em que se encontra a Secretaria Municipal de CULTURA, ou mesmo, às poucas ações que foram voltadas para atender aos ARTISTAS, aos COLETIVOS, às Entidades CULTURAIS, enfim a todos aqueles que militam na área Cultural, os Fazedores de Cultura... Posso afirmar com muita tranquilidade, eu nunca vi uma administração municipal tão desastrosa para a área da CULTURA. Me recordo, perfeitamente, da última Conferência Municipal de CULTURA (2023), que foi marcada pela absoluta APATIA da Secretaria Municipal de CULTURA, que teve uma ausência da prefeita municipal, que se quer lá compareceu, pelo menos para cumprimentar aos ARTISTAS, ENTIDADES e COLETIVOS CULTURAIS... Enfim, uma Tragédia... Muito menos compareceu à Conferência Municipal de CULTURA, algum representante do Legislativo Municipal. Portanto, volto a ratificar, infelizmente nenhuma surpresa está mais do que provado, qual é o real interesse, que essas pessoas têm sobre a CULTURA... Ou seja, nenhum interesse. Assim, vamos fortalecer os movimentos e entrar com todas às Entidades CULTURAIS, para pressionar esses senhores, chamá-los às responsabilidades. Vamos fortalecer esse Movimento dos ARTISTAS e denunciar o que está acontecendo. (Dirlei Bonfim - MAC)
Senhores vereadores precisamos de um Conselho de Cultura atuante e forte. Que possamos juntos encontrar caminhos. @luiscarlosdude , @valdemirdiasvereador , @alexandrexando_ e @vereadordinhodoscampinhos . @camaravc (@bc.donaraca)
Só seguir o Regimento Interno do Conselho Municipal e divulgar para a população conquistense os motivos da substituição. O que não pode acontecer é um prejuízo para os artistas com relação às discussões e implementação de políticas públicas culturais. (@leandrofagsarno)
Boa tarde pessoal. De minha parte houve sim uma resposta (no próprio grupo do conselho), onde expliquei os motivos de minhas ausências - mesmo sendo apenas suplente. No que tange ao quórum, a ausência dos vereadores contribui, mas não é a única causa de não se atingir a meta, haja vista que o quórum é de 60% dos conselheiros, que são em 10 no total. Sendo assim, os vereadores tem responsabilidade, mas não foram os únicos a faltar nas reuniões. De todo modo, importante a mobilização da sociedade civil para a construção de uma política pública cultural participativa. Até segunda-feira ✌🏽 (@alexandrexando_)
@alexandrexando_ boa tarde, vereador. Não houve resposta a um documento encaminhado pela SASB e cobraremos toda vez que houver silêncio, assim como foi cobrado a prefeitura por não ter respondido um ofício solicitando uma reunião há alguns meses. Nesse sentido, não houve resposta de nenhum dos vereadores. E cobramos também os demais conselheiros que faltarem pois todos foram eleitos com voto da sociedade civil que precisa ser respeitada. Cobramos por um conselho atuante e forte, e pra isso, será necessário o compromisso de todos. Queremos te ver e também queremos ver os vereadores titulares que até agora não se manifestaram. A gestão do conselho está ainda no começo e nos assusta ver essa ausência. Sigamos e nos vemos na segunda-feira. (@associacao.sasb)
Segue a regra do jogo, regimento interno, faltou duas ordinárias sem justificativa, encaminha o pedido de substituição para o presidente da câmara e segue o baile, o mesmo vale para os conselheiros, existe suplência justamente para não perder o quórum. Não pestanejamos em pedir o afastamento, e ainda denunciamos em audiência pública na câmara. (@purki_)
Nenhum comentário: