Músicos e bandas

Artigos

Notícias

Notícias

Shows

Shows

Artigos

Artigos

Apresentação




Bem-vindo(a) ao MEMÓRIA MUSICAL DO SUDOESTE DA BAHIA, um museu virtual com o objetivo de preservar a memória da música independente, sobretudo autoral, de Vitória da Conquista-BA e região. Aqui reuniremos dados históricos sobre artistas, produtores, eventos, através de artigos, entrevistas, músicas, vídeos e todo e qualquer material interessante que encontrarmos, por isso, também contamos com sua contribuição.

Aqui abordaremos gêneros musicais como o rock, o regional, a MPB, reggae, blues, etc, desde que independentes (leia-se, aqueles que não recebem apoio da mídia mainstream e que correm o risco de cair no esquecimento, pelos mais diversos motivos), logo, não incluiremos aqui gêneros já com bastante espaço na TV, rádio e internet, como o sertanejo, forró, arrocha, axé, pagode, etc.

No momento em que você lê este texto, saiba que o site ainda não está pronto para ser normalmente divulgado, apesar de o acesso público já estar liberado: ainda estou ajustando links e a organização, inserindo conteúdo e fazendo testes. Somente após essa primeira fase, o site passará a ser divulgado. Entenda abaixo as fases de construção:

1) Construção, ajustes e testes: com relação ao conteúdo, me limito a inserir apenas o material que eu possuo. Durante muito tempo, salvei informações, textos, áudios, vídeos e ideias, que ainda estou inserindo aqui (o que não quer dizer que você não possa me enviar mais material). Só depois que esgotar ao menos a maioria do meu próprio material passarei à fase 2;

2) Inserção de conteúdo externo. Aqui, necessariamente, sairei à caça de material guardado por outras pessoas. Pode ser em qualquer formato: foto, vídeo, áudio, cartazes, ingressos, camisetas (essas mídias físicas eu, obviamente, terei de me limitar a fotografar, portanto, caso você tenha algo, não se preocupe: não pedirei que me doe aquela camisa que faz parte da sua história), etc. Nesta fase, começarei a esboçar ações da fase 3;

3) Criação de conteúdo. Seguindo o que é feito na BLUEZinada!, farei reportagens, entrevistas, artigos originais do site. Há também a ideia de produzir material em vídeo e em áudio, em forma de entrevistas ou mesmo gravações fonográficas. Aqui, claro, já precisarei de algum apoio, pois nada se cria de graça. Se tiver ideias, ficarei muito feliz que compartilhe comigo.

Seguindo a fase 1, já estou fazendo upload de discos raros de artistas locais. Decidi, em respeito ao trabalho de cada artista, fazer isso apenas com material que não está disponível na internet ou lojas físicas: são aqueles discos que o artista fez algumas cópias e nunca mais trabalhou com ele. Em nome da memória musical da região, e com finalidade apenas de preservação dessa memória, tomei a liberdade de transformar o que eu encontrar em conteúdo disponível por aqui. Claro, se o artista se manifestar no sentido de que não deseja a exposição do conteúdo, atenderei o pedido.

Ainda, considerando a fase 1: o rock parece ter um espaço privilegiado aqui. É verdade: eu pertenço à cena rock conquistense, logo, a maioria do material que possuo é desse nicho. Tenha um pouco de paciência e verá outros gêneros aparecendo, inclusive alguns que você nem imagina. Repito: se você tiver alguma coisa guardada aí, compartilhe.

Este é um texto provisório. Não repare nos links ainda quebrados e... Já é possível lembrar de algumas coisas valiosas por aqui. Aproveite e volte sempre!


I. Malförea

Twitter

Novidades em seu Email