Músicos e bandas

Artigos

Entrevistas

Discografia

Memórias

A juventude, o Cristo de Mário Cravo, a Rádio Clube FM e a contemporaneidade de Conquista

Um pequeno ensaio sobre os anos 80

Cristo Crucificado, de Mário Cravo Júnior (Foto: Alberto Maraux/SSP)
O álbum “Rita Lee”, de 1979, ficou mais conhecido como “Mania de Você” por causa do sucesso estrondoso desta música. Porém, aquele disco traz também os singles “Chega Mais” e “Doce Vampiro”. É um trabalho que trazia outras canções controversas como “Arrombou a Festa II”, parceria de Rita com Paulo Coelho, em que ambos criticavam o cenário da música popular brasileira, e “Papai me Empresta o Carro”, um refrão-apelo de um jovem querendo levar sua garota ao cinema e “curtir” um sarro por aí.

Em sua autobiografia, Rita considera que “Papai me Empresta o Carro” é uma caricatura-homenagem daquela inocente problemática jovem das décadas de 1950 e 1960, sem “tutu” para o motel e ainda mais sem o hábito ou a prática de frequentar bordel.

Contudo, pelas histórias que ouço, a juventude das classes média e alta de Vitória da Conquista dos anos 1970/1980 se valeu e muito da química do refrão “Papai me Empresta o Carro”. Era pedir e pedir com instância, às vezes apelando para a birra ou para algum gesto intimidativo. Na música, por exemplo, a letra de Rita Lee e Roberto de Carvalho até amedronta: “Na minha idade você pintava o sete/ Mamãe tem ódio de uma tal Elizete”!

E em Conquista, tendo sucesso no empréstimo, o destino, na maioria das vezes, seria o eirado ou mirante onde hoje se vê hoje o Cristo de Mário Cravo Júnior e onde os jovens se reuniam para apreciar a vista panorâmica, namorar, e, é claro, se ajuntavam para “dar um tapa” e para outras mumunhas mais (se é que você me entende).

Segundo me contou meu amigo Ailton Freitas — com as gírias da época —, em um tempo em que não havia emissoras de rádio FM na nossa cidade, o “barato total” era reunir a “patota”, “dar na tábua”, subir a Serra do Peri-Peri e por ali esticar as antenas dos rádios dos carros para tentar sintonizar alguma emissora de Salvador para acompanhar as novidades, ao lado de algum “brotinho papo firme”.

Era “chuchu beleza”.

Quem sabe os mais estudiosos ou os mais cultos, talvez, também chamados de playboys ou de burgueses, poderiam “detonar” com algum comentário “maneiro” sobre algum livro. Afinal, boa parte da aristocracia conquistense daquele tempo enviava seus filhos para estudar no Colégio Taylor-Egídio, em Jaguaquara, o primeiro colégio batista brasileiro, e que era dirigido pelo casal Carlos e Stela Câmara Dubois, os quais impunham a leitura de 3 livros mensais.

E quem não lesse sofria o que chamaríamos hoje de bullying! Curioso é que o censor do Taylor-Egídio à época era o temido professor de inglês Jalon Leal, encarregado da revisão e da censura na escola, e, vê se pode, Jalon era fã incondicional de Bob Dylan! Agora, imagine um censor dos tempos de chumbo entoando os versos de “Blowin’ In The Wind”, “Like a Rolling Stone”, “Mr. Tambourine Man” ou “The times they are a-changin”?

De férias em Conquista, aquela moçada andava nos carros emprestados dos pais e, cá em baixo, longe da Serra, a única alternativa era acompanhar a programação da Rádio Regional ou da Rádio Clube, assim costumavam diminuir o som do carro quando, de repente, surgisse entre uma música e outra a vinheta: “Rádio Clube de Conquista, a pioneira da cidade”. Se deixasse rolar isto era como “pisar no tomate”.

É que até aquele momento ainda não se tinha popularizado por aqui o Compact Cassette, criado pela Philips, em 1963, a famosa fita K-7 que se tornaria o padrão para som automotivo nos anos 70 e 80, por ser mais confiável e porque permitia gravações caseiras com qualidade equivalente à da matriz, mas, sobretudo, porque permitia ao usuário fazer sua própria seleção de músicas.

Antes disto, o jeito era subir a Serra do Peri-Peri e, com sorte, sintonizar alguma FM da Capital. Ali, poderia também tirar uma onda de “bicho grilo” quem gostasse de ficar mais pertinho da natureza, mas sem ficar “grilado”, isto é, com raiva ou desconfiado de alguma coisa. Tudo “numa nice”, de boa e relaxado, e aquando algum amigo “Bidu”, o mais ousado, trouxesse uma “Maria Joana”, “Marijuana” ou “Mary Jane”, a tiracolo. Era de “rachar o bico” e era “de lei”. Era o point, o locus onde ninguém entraria “pelo cano” com “os canas” ou com “os gambé”.

Entretanto, os mais antenados ou descolados, porém, gostavam mais de ouvir a Rádio Mundial AM, 860 kHz, do Rio de Janeiro, a qual investia na black music, no rock e nos balanços para o público jovem. Nos anos 70, se tornaram famosas as coletâneas lançadas pela emissora carioca, a exemplo de “Sua paz Mundial - Sonzão Jovem”; “Super parada Mundial” e “Toca toca Mundial”. Ali figuravam, principalmente, artistas internacionais como Abba, B. J. Thomas, Carpenters, Dennis Yost, Paul Bryan, Timmy Thomas e Trini Lopez, por exemplo.

Sem falar em Elton John com seu famoso single “Skyline Pigeon”, que embalou muitos namoros (e casamentos) no Brasil dos anos 1970, popularizado sobretudo pela telenovela “Carinhoso”, da TV Globo — exibida entre julho de 1973 e janeiro de 1974, momento em que os primeiros televisores começavam a chegar em Conquista. E mesmo quem jamais soube uma palavra sequer em inglês cantou a plenos pulmões: “flááái-auêy-iscailáini-pidjiôn-flái” (fly away, skyline pigeon, fly)…

Todavia, como já observaram alguns historiadores da comunicação, nos anos 1980, há a interiorização e o consequente aumento da audiência das emissoras de rádio FM; com isto a rádio AM vai decaindo aos poucos e, além de tudo isto, aquela moçada do mirante conquistense vai passar a ter duas novas companhias: o Cristo de Mário Cravo Júnior e a rádio Clube FM 95,9 (hoje 96 FM) — ambos inaugurados em 1980.

Conquista estava entrando na contemporaneidade.

Cumpre lembrar que, com suas feições de sertanejo, o Cristo Crucificado do artista Mário Cravo Júnior é feito de fibra de vidro, tem 33 metros de altura e foi inagurado no dia aniversário da cidade, portanto em 9 de novembro em 1980. Pode-se dizer que, depois de experiências de concretos e neoconcretos no campo das artes no Brasil, tal como Lygia Clark e Hélio Oiticica, Mário Cravo Júnior é uma das grandes potências das transformações que a nossa arte experimenta na passagem da modernidade para a contemporaneidade.

O importante daquela obra não é tanto as explorações no campo da escultura, mas o elenco de questões que a orienta, mais o esforço reflexivo bem original. Já Leonardo da Vinci dizia que a arte é coisa mental, o mesmo que dizer que a arte sempre esteve ligada a alguma reflexividade; logo os traços nordestinos do Cristo Crucificado são marcados por uma exigência reflexiva e generosa, até; afinal não é uma arte que se entrega ou que se esgota em uma cômoda ou embevecida contemplação, antes solicita gentilmente de quem observa que acompanhe o problema formulado.

Há ali na obra de Mário Cravo Júnior, portanto, o deslocamento da fruição puramente óptica da obra de arte para o caráter reflexivo, aquilo que um crítico de arte já chamou de um traço estrábico da arte, em que um olho está na peça exposta e outro no problema que se formula. Interessante notar que boa parte da produção das artes visuais dos anos 70-80 nos serve de entrada para perceber muitas das questões atuais.

E quanto à Rádio Clube FM? Bem, a emissora é a primeira FM de Conquista e foi inaugurada dois meses antes do Cristo de Mário Cravo, em 6 de setembro daquele ano, embora o historiador Luís Fernandes, da Taberna da História, assinale a 6 de novembro. A rádio era parte do chamado grupo Rede Clube de Rádio (RCC), de propriedade da família do senhor Aurelino Novais, o precursor do rádio em Conquista. E, como destacou o saudoso Luís Fernandes, a Rádio Clube FM revelou grandes nomes do rádio da Bahia, os quais também fizeram sucesso em emissoras de Salvador, como Léo Fera (com passagem pela Bandeirantes FM, em 1985).

Em um dos artigos que escreveu (e que talvez fosse o princípio de um trabalho de maior fôlego que pretendia lançar e que, lamentavelmente, a sua morte prematura impediu), Luís Fernandes destaca os nomes de jovens talentos que a Rádio Clube FM revelou. Ele cita os nomes de Maciel Jr., Jânio Freitas, Deusdete Dias, Patrícia Oliveira, Cebolinha Quadros, Cacau Guimarães, Cássio Nunes, Jota Oliveira, Regina Oliveira, Nildo Freitas, Nilton Jr., Miguel Côrtes e Edmilson Landi.

Cabe pontuar que os três primeiros da lista de Luís Fernandes: Maciel, Jânio e Deusdete formaram um trio impagável no final dos anos 80 e início dos anos 90 — principalmente durante as micaretas, quando eles tinham uma proposta de o “trio que em toca em todos os trios” e suas “Mil Caretas de Paz”, em que eles pregavam a não-violência durante a festa.

Contudo, faltou a Luís citar os nomes de Américo, Wil Teixeira, Clóvis Júnior, Rubens Amaral, Jordan Gomes, Adriana Quadros, Rogério Arquieres, Djalma Mirante, Luiz Alves, Naldão Animal, Marcelo Guerra, Martha Costa, Caíque Santos, Sodake Albuquerque (atualmente, ele usa o nome Fernando Sodake e é apresentador do BATV estadual e editor da TV Bahia/Globo), entre outros nomes como Ivo Morgant que, segundo disseram, virou um carro da então diretora da rádio, Maria Emília Caminha de Castro. Felizmente, só danos materiais — como se diz no jargão dos plantões policiais!

À época da inauguração, a Clube FM retransmitia a programação da Rede Transamérica, gravada em fitas de rolo. E, segundo me disse Maciel Jr., o pessoal soltava o “tape-deck” e ia jogar bola no pátio da rádio! Mas, finalmente, cabe lembrar ainda que um dos primeiros locutores da Rádio Clube FM de Conquista foi o também saudoso Robério Flores, o Roberão do Carrascão. Mas esta é outra história… que eu vou comentar mais pra diante.

 

Mafuá de Malungo
Contos, crônicas e memórias de Elton Becker.


— Agradecimentos a atual direção e colaboradores da Rádio Clube FM. Agradeço ainda a Ernesto Marques, Joana Rocha, Cíntia Garcia, Aline Luz, Luiz “Lula” Alves, Edson Maciel Jr. e Vanilson Marques, o Tiço. E o Ailton Freitas é, praticamente, coautor deste texto.

— Em memória de Luís Fernandes, historiador e jornalista com passagens por veículos como Tribuna da Bahia, Jornal Impacto e Jornal Hoje, além de funcionário da Justiça do Trabalho em Vitória da Conquista. Faleceu em 3 de abril de 2015. Êh, Luís, a morte chega cedo; é breve toda vida…. E umas mais que outras, infelizmente.

— Toda gratidão ao fotógrafo Alberto Maraux, da Secretaria de Segurança Pública do Governo do Estado, que cedeu muito gentilmente a fotografia que ilustra essa coluna.

------
Publicado originalmente em 27/05/2022, em Conquista de Fato.

I. Malförea

O "Memória Musical do Sudoeste da Bahia" precisa da sua colaboração. Tem algum material guardado? Gostaria de publicar seu próprio texto aqui? Acrescentar ou retirar algo? Entre em contato através do "fale conosco". Vamos preservar juntos a nossa história!

Nenhum comentário:

Leave a Reply

Temas

@memoriasudoeste 1 1 em Pé 2 Alados 1973 1984 1986 1988 1990 1993 1994 1999 2000 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 2020 2021 2022 2023 2024 5C1 96 FM A Conquista do Rock A Tarde A Voz do Muro A-Divert Acervo de Cartazes Acrock Adão Albuquerque Afonso Ribas Afonso Silvestre Agosto de Rock Alex Baducha Alisson Menezes Almiralva Ferraz Gomes Ana Barroso Ana Gabriela Ana Palmira Bittencourt Santos Casimiro André Cairo Andréa Cleoni Antônio Carlos Fernandes Limongi Apache APAE Aquarius Blues Band Arlindo Polvinthai Arnaldo Antunes Arraiá da Conquista Artes plásticas Arthur Maia Artigos Assista! Autobox Axé Music Babá Ferreira Bad Boy Boogie's Balaio Band FM Banda de Música do 9º BPM Banda Firem banda Mixta Banda Sonora Bárbara Nascimento Bazé Benjamin Existe Bete Pires Beth Soul Biblioteca Comunitária Donaraça Biblioteca Municipal José de Sá Nunes Blas Fêmia Bloco Algazarra Blog Blue Jam Blues BLUEZinada! BNB Boom!!! Boulevard Shopping Brasília Bráulio Ferraz Brumado Bruno Caires Bruno Lima Bruno Portella Cacau com Leite Café com Blues Café Society Caiik Caique Santos Cama de Jornal Câmara Municipal de Vitória da Conquista Camarote Beer Camerata Acadêmica do Sertão Camerata Carlos Jehovah Camillo de Jesus Lima Canta Bahia Canto do Sabiá Cao Alves Captain Pepper Captain Peppers Carlos Albuquerque Carlos Moreno Carlos Porto Carnaval Carol Ivo Casa do Rock Casa dos Carneiros Casa Fora do Eixo Casa Memorial Régis Pacheco Caso à Parte Cassiane CazAzul CCCJL CCCJL Sessions CDL Centro de Convenções Divaldo Franco Chamadas Abertas Charges e cartoons Chefinho Som Chico Luz Chirlei Dutra chorinho Christian Bernardis Cidadania Cinco Contra Um Cine Glória Cine Madrigal Cinema Circo de Cultura Cláudia Rizzo Clipping CMVC Colégio Sacramentinas Coletâneas e Discos Especiais Coletivo Escritores Conquistenses Coletivo Iron Horse Coletivo Suíça Bahiana Conferência Municipal de Cultura Conquista Metal Fest Conquista Moto Rock Conquista Rock Festival Conselho Municipal de Cultura Conservatório Municipal De Música De Vitória Da Conquista Consulta Pública Coração de Jesus Corais Coral da UESB Crônicas Cultura curso de Cinema e Audiovisual da Uesb Cursos Dan Ribeiro Dani Lasalvia Daniel Drummond Danielle Rosa Dão Barros Davi Fernan De tudo na Band Dércio Marques Destaques Deus e as Águas Deus Segue Nossa Guia Deus Seja Louvado Dia do Músico Evangélico Dia Mundial do Rock Diego Dell Carmo Diego Oliveira Diglett Joes Dinho Oliveira Dire Straits Legacy Dirlêi Bonfim Diro Oliveira Discografia Dissertações Distintivo Blue Divino Espírito Santo Djavan documentários Documentos históricos Dona Iracema Dorinho Chaves Dost Downloads DP Dragster Dreadful Trace Dreams Produções Dú Nosso Jeito DUDU Dumblegore Durval Lelys Ed Goma Ed Motta Edigar Mão Branca Edilson Dhio Editais Educadora FM Élder Oliveira Elomar Elton Becker Elton Dias Em memória Emissoras Entrevistas EP Erasmo Carlos Erudito Erudito: Orquestras e Bandas Marciais Escravos da Merenda Espaço Cultural A Estrada Espaços Ester Barreto Estúdio Drakkar Estúdio Drummond Eulá Evandro Correia Eventos Excalibur Rock Band Expoconquista Exposições F. A. Q. Fabio Sena Fabrício Gama Facebook Fainor Fainor Garage Band Famus Feira de Flores de Holambra Felisquié Fenix Rock Bar Fernando Bernardino Festa do Divino Festas Populares Festeccon Festivais Festival Avuador Festival da Juventude Festival de Inverno Bahia Festival de Música da Bahia Festival Educadora FM Festival Internacional de Violão Festival Nacional da Canção Festival Nossa Arte Festival Pra Cantar Junto Festival Rádio Rock Festival Suíça Bahiana Festival União Brasileira do Blues Festival Unimed do Sudoeste de Música Festival Universitário Intercampi de Cultura e Arte - FUICA FestUesb Filarmônicas Fita Amarela Fliconquista Flor de Tangerina Folk FomeStop forró Forró Temperado Fotos Freebird Gafieira Brasil Gal Costa Garboso Gean Ramos Pankararu Geórgia Nunes Geral Geraldo Azevedo Geslaney Brito Geslaney Brito e Iara Assessú Gil Barros Gil Brito Gil Ferraz Gilberto Gil Gilmar Cardoso Gilmar Dantas Gilmara Baby Gimba Jardim Giorlando Lima Glauber Rocha Glória Groove gospel Graco Lima Jr Grito Rock Grupo Barros Grupo Roama Guanambi Guigga Guilherme Arantes Guilherme Barbosa Guilherme Menezes Gutemba Haeckel França Heavy Metal Heleno Ribeiro Hemoba Herberson Sonkha Herzem Gusmão Hiaguinho Hinos história oral Homens de Cabaré Humberto Pinheiro I. Malförea Ian Kelmer Iara Assessu Ice Drink Imagem Casa Som Imagem do Mês In Mundos In The Rocks Inércia Ingrid de Castro Brito Inside Hatred Iracema Miller Isadora Oliveira Ítalo Silva Itapetinga J.C. D'Almeida Jackson Alcântara Jacqueline Jack JayVee Jean Cláudio Jeanna Lopes Jequié Jeremias Macário Jingles João Donato João Omar João Paulo Pereira Joe Malfs Clan Jorge Luis Melquisedeque Josilene Pires Matias Jota Menezes Jota Quest Judson Almeida Juliana Brito Julio Caldas Junior Damasceno Juraildes da Cruz Kako Santana Karina Costa Kelly Prado Kessller La Pança Ladrões de Vinil Larissa Caldeira Larissa Luz Larissa Pereira Lei Paulo Gustavo Léo Lima Léo Santana Letras Letras & Prosa Liatris Lili Correia Live Solidária Lives Lívia Ellen Livros Locutores Lollapalooza Lomantão Loro Borges Lucas Arruda Lucas Gerbazi Lucas Índigo Lucas Lins Luciano PP Lúcio Ferraz Luiz Caldas Luiza Aldaz Luiza Portal MAC - Movimento Artístico e Cultural de Vitória da Conquista Máfia da Mortadela Magoo Malförea Mallu Magalhães Mandacaroots Manel Manno di Sousa Manual do Músico Marcelo Bonfá Marcelo Lopes March of Revenge Marcha do Orgulho LGBTQIAPN+ Marcha para Jesus Marcos Marinho Mari Fernandez Maria Bethânia Maria Elena Menezes Oliveira Mariana Kaoos Marisa Monte Marlua Marta Moreno Mary Ouro Massicas Massinha Mastruz com Leite Mauré Mauricio Sena Maurício Sena Max Santoli Mazinho Jardim Melhor Feijão do Mundo Memória do Rádio memórias Metal Mi do Carmo Miconquista Mictian MIDAS Miguel Côrtes Mina Mórficos MPB MPBlues Mulher no Samba Musaé Música Autoral Musicante Sudoeste Músicos e bandas Nagib Natal Conquista de Luz Natal da Cidade Natália Bueno Nathan Soares Nattan Náufrago Urbano Nelson Pereira Nunes Nem Tosco Todo Nem Tosco Todo e as Crianças Sem Futuro NEOJIBA Nephtali Bitencourt Neto Comander Nilton Junior No Canto do Choro No Palco Nós Vozes & Eles Notícias ÑRÜ Nuclearte O Piquete O Rebucetê OAB Oktober Rock Old Stove Onildo Barbosa Orion Music Company Orquestra Conquista Sinfônica Os Barcos Outra Conduta OutroEu p Pablo Fornasari Pablo Luz Palestras Pandemia Papalo Monteiro Paraki Parrázio Patagônia Paul & The Moondogs Paul Bergeron Paulo César de Araújo Paulo Gabiru Paulo Macedo Paulo Pires Pedro Sampaio Pesquisas Petrônio Joabe PH Pilot Wolf Pindaí Pipa Pipa Música Plácido Oliveira Playlists PMVC Poções Podcast do Moss do Som Podcasts Poesia Point do Rock Pop PPGMLS Praça Barão do Rio Branco Praça da Juventude Praça Tancredo neves Prêmio Suíça Bahiana de Música Princípio Ativo Priscila Correia de Sousa Carneiro Produtores Programa Positividade Programas de rádio Público Punk Rock QGRecords Quarentena Quarteto de Blues Quermesse de Santa Dulce Quintas de Maio Rádio Baixaria Rádio Câmara Rádio Clube Rádio FM 100 Rádio Shiga Rádio Up Rádio USP rádios Rafael Flores Raifran Raimundo Sodré Ramanaia Randômicos Rap Raquel Dantas Real Rock Fest Reason Reconquista Recrucifixion Rege de Anagé Reggae Regional Reis Reis do Crime Renato Russo Renegados Retilínea Revista Gambiarra Ricardo Castro Ricardo Marques Rita De Cássia Oliveira Lima Alves Roberto Carlos Roberto Sant’Ana Robson Falcão Rock Rock Cordel Rock em Prol Rock Vertente Romário Ronaldo do Sax Ronny Voxx Rony Barbosa Rubenildo Metal Salvador Samba Samba & Pagode São João Sarau Multiverso Sarau Somos Vozes SASB Schangay Selvagens à Procura de Lei Séries SESC Sheila Lima Shows Signista Simone da Silva Guerreiro Singing Along Sintoma de Cultura Social Freak Som da Tribo Sorrow's Embrace Spit Clown Sr. Pokan e os Tangerinas SS-433 Stratozero Suffocation of Soul Supercílio Tales Dourado Tambores & Cordas Tamires Dias dos Santos Tarcísio Santos Tarde UESB Taro Tarsis Valentim Társis Valentim Teatro Carlos Jehovah Terno de Reis Santa Bakhita Terno de Santo Reis teses Teu Soares Textos científicos Textos e reportagens de época Thais Macedo Lopes The Dug Trio The JackHammers The New Old Jam The Outsiders Thiaguinho Thomaz Oliveira Tiamat e os Garotos Perdidos Titãs Toca Autoral! Tomarock Tombstone Tonico Almeida Top Love Tosco Todo TR MC Trabalhos acadêmicos Três do Crime Tres Puntos Três Reis Magos Trio da Huanna TV Sudoeste TV UESB TVE Bahia UESB UESB FM UESC UFBA UFPB Uma Terra Só UMC UNIMUS Vadinho Barreto VDC Hip Hop GT Festival Vídeo do Mês Videoclipes Viela Sebo-Café Vinew Vinícius da Costa Januário Vital Farias Vitória da Conquista VOceve Weldon França Weldon Silva. Weldon França Weslei Gusmão Piau Santana WN$ Xangai Xuxa Yasmin Luene Zé Baticabo Zine

Acervo de Entrevistas

#museudorockvca

Doe sangue!