Foi realizada na Prefeitura Municipal uma reunião com a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, com representantes de órgãos de segurança e de blocos para discutir sobre a segurança da Miconquista 2007. Todos os órgãos garantiram a presença no evento, trabalhando em parceria para que os foliões possam brincar e se divertir com segurança.
Para o Tenente Coronel Lira, comandante da Polícia Militar, o policiamento será ostensivo, com postos elevados e postos de triagem, e o trabalho da tropa será reforçado com policiais vindos de outras cidades circunvizinhas, como Ilhéus, Itabuna, Itapetinga e Jequié. Para ele, o trabalho contará com o mesmo efetivo do ano passado, com a principal mudança de formato que é a revista com detectores de metais nos portais de acesso e a instalação de câmeras filmadoras para monitorar o circuito.
O secretário de Cultura, Gildelson Felício, diz que “é muito importante que cada secretaria e cada órgão de segurança que cumpre um papel importante dentro da festa possa vir aqui sugerir e até verificar eventuais erros e aprimorar; assim mantemos o padrão de segurança e garantimos maior conforto e diversão para o folião que quer curtir a festa”, conclui Gildelson.
A coordenadora da Polícia Civil, Juliana Flores, afirmou que já está com três equipes de escala de plantão definidas, inclusive com reforço de outras cidades. “Acreditamos que com essa escala extra de serviço e com o trabalho em parceria e integrado com a Policia Militar, a Deam e outros órgãos, teremos sucesso na operação micareta.”
Além do circuito fechado e monitorado por câmeras filmadoras, outra novidade da Miconquista 2007 é a concentração do circuito no Bosque da Paquera, onde ficarão instalados os palcos do forró, do rock e o palco principal, para as bandas de axé. Tudo isso, segundo a organizacao da festa, para assegurar a seguranca, o conforto e a comodidade ao foliao. O secretário de Cultura diz que já foi feito o edital para a seleção das bandas e que a prioridade é prestigiar as bandas locais, mas ele também afirma que está buscando, junto ao Governo do Estado, um apoio para garantir uma maior dimensão ao número e à qualidade das bandas.
Secom 27 de março de 2007
------
Publicado originalmente em 31/03/2007, em ArtCultura.
Nenhum comentário: