Postagens mais visitadas

Cat-1

Cat-2

Cat-3

Cat-4


Numa discussão sobre música autoral e cover com artistas locais, surgiu a seguinte afirmação: "os artistas locais não têm apoio, por isso não conseguem crescer". Não cabe aqui a nossa opinião sobre o assunto, mas resolvemos dar um passo à frente e contribuir com a cultura local (de Vitória da Conquista-BA, cidade-natal da Distintivo Blue) de forma concreta, de acordo com o que está ao nosso alcance: abrimos vaga para dez músicos locais participarem de uma sessão de filmagem gratuita para ajudar na autodivulgação de cada um.

As gravações consistiam em cinco músicas, um depoimento sobre a trajetória do artista e algumas fotos para divulgação, com uma regra importantíssima: dessas cinco músicas, pelo menos três deveriam ser autorais. Isso excluiria os cantores apenas intérpretes ou compositores que não cantam? Não: basta ter autorização para gravar canções de compositores locais, ou seja: não valia tocar, por exemplo, Elomar, a não ser que você realmente o conhecesse e ele autorizasse a gravação da sua interpretação. Para isso, pedimos alguma manifestação do próprio compositor, provando sua autorização (poderia ser uma simples mensagem por rede social). Vale lembrar que o objetivo destas gravações foi contribuir para o crescimento da cultura local, e isso necessariamente envolve a palavra CRIAÇÃO.

A BLUEZinada! é uma zine focada no blues e produzida pela banda Distintivo Blue, mas abrimos uma exceção a essa regra de estilo, pois sabemos que as culturas locais devem ser incentivadas e que uma das principais queixas de todas as cenas musicais brasileiras é a desunião entre os músicos e/ou a falta de iniciativas concretas para o fomento. Não cobraremos qualquer valor, taxa de participação, ou sequer se tratou de algum tipo de troca de favores: o objetivo é simples e claro: contribuir para o o crescimento da nossa cultura local, repetindo propositalmente.

JayVee é brasileiro, mas morou por 26 anos em Nova Iorque, onde se apresentou despretensiosamente em clubes com os amigos. Enquanto isso compôs inúmeras canções contando suas histórias. Em 2013 retornou ao Brasil e desde então vive em Vitória da Conquista-BA, se apresentando em bares e ensinando inglês.

Nesta série de vídeos gravados no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, temos covers e canções autorais, no formato mais simples e direto possível: voz e violão, com o mínimo de edição, para transmitir a musicalidade de forma orgânica.

Ficha Técnica:
JayVee - CCCJL Sessions #01
Gravado em março de 2017 no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima 
Jayvee1st - voz, violão
I. Malforea - câmera, áudio, edição e produção
Agradecimentos ao Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima



---
Publicado originalmente em 12/03/2017 na BLUEZinada!
«
Próximo
Postagem mais recente
»
Anterior
Postagem mais antiga

Publicado por I. Malforea

Memória Musical do Sudoeste da Bahia é produzido gratuitamente pela Distintivo Blue. Saiba mais sobre a banda:

Nenhum comentário

Comente aqui embaixo:

Discografia

Videoclipes

No Palco

Cat-5

Cat-6