Foto: divulgação |
Diego Oliveira (Vitória da Conquista, 1985) é um músico e produtor musical que atua no cenário independente do país há mais de 20 anos. Utiliza, enquanto artista autoral, o pseudônimo Benjamin, idealizado em 2008, mas tomando forma concreta em 2012, ao lançar o EP Live From A Dead Room - A One Take Session, contendo sete faixas gravadas em uma madrugada, trabalho que deu origem ao seu primeiro álbum completo de estúdio, Last, lançando em 2014, sendo muito bem recebido pela crítica e até hoje carregando traços de um trabalho original e único, um legítimo e consistente folk baiano, cantado em inglês. O trabalho levou Benjamin aos mais diversos palcos do país por muito tempo. Depois dessa experiência ele esteve quieto, dedicando-se à produção, retornando em 2023 com a vontade de um novo álbum.
Na cena rock conquistense, ambiente onde iniciou sua carreira, atuou em diversos projetos, destacando-se a banda Liatris, lançando dois EPs. Multi-instrumentista, trabalhou com um sem número de artistas em todo o país. Enquanto produtor, iniciou pelo cantador Jânio Arapiranga, através do álbum Nosso Tempo, lançado em 2011, para trabalhar com artistas de todo o país, como Luiza Possi, Allê Barbosa, Chiclete com Banana, Supercombo, Cangaia de Jegue, Torture Squad, Estakazero, Alex Cohen, Caim, Conrado Pera, Distintivo Blue, Sanxes, Madame Jucá e Pablo Expulsa.
Ainda no campo dos “bastidores”, já compôs e produziu trilhas sonoras para Warner, Netflix e Food Network. No da educação, difunde seu conhecimento em seu canal no YouTube, e através do seu curso completo de mixagem Da PREP ao BOUNCE, além de workshops presenciais.
Em seu mais recente lançamento, o single 2701 (2023), o artista apresenta uma sonoridade ainda mais amadurecida e coerente com sua trajetória, através de uma letra em português e formato de “banda”, em contraposição aos lançamentos anteriores, em inglês e acústicos, sinalizando o porvir, especialmente após o show 10 Anos de Conquista, apresentado em 22 de dezembro de 2023, na Praça 9 de Novembro (Vitória da Conquista), onde utilizou a mesma configuração.
Texto: Divulgação e Plácido Oliveira
DISCOGRAFIA
2012 - Live from a Dead Room - A One Take Session [EP]2014 - Last [álbum]
2015 - Existe [single]
2016 - Spark [single]
2016 - All we need is time (trilha sonora O vendedor de sonhos) [single]
2023 - 2701 [single]
VIDEOGRAFIA
Spotify | YouTube | Instagram | Site oficial (Albino Audio) | Curso Da PREP ao BOUNCE | Workshop de mixagem | Entrevista Jukebox 800 | Link.tree
RELACIONADOS
Liatris | Sorrow's Embrace | Captain Pepper
------
Todas as páginas biográficas do site estão em constante atualização. Para isso, basta que tenhamos acesso a novas informações. Assim, contamos com sua colaboração.
Você é ou representa esta artista e gostaria de adicionar ou corrigir algo? Clique em FALE CONOSCO no topo do site e entre em contato. Este espaço deve ser construído em conjunto para a preservação da nossa memória musical.
Última atualização: 08/01/2024.
Nenhum comentário: