Músicos e bandas

Artigos

Notícias

Discografia

Shows

I. Malförea

Foto: divulgação

RELEASE

Plácido Oliveira Mendes, ou I. Malförea, é cantor, compositor, historiador e pesquisador musical. Sua relação com as artes começou desde criança, quando criava personagens e histórias em quadrinhos, além de gravar músicas improvisadas, de sua autoria, em casa. Aos 15 anos obteve o primeiro reconhecimento com a realização de um sonho: tornou-se roteirista freelance da Maurício de Sousa Produções, tendo várias histórias da Turma da Monica publicadas. Aos dezoito obteve o segundo reconhecimento ao começar a ser convidado a integrar bandas locais (Vitória da Conquista-BA). A primeira a se apresentar publicamente foi a Tomarock, seguida pela The New Old Jam, em ambas cantando covers de clássicos do rock n' roll.

Na primeira década dos anos 2000 graduou-se em História pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, tendo, como tema de seu TCC, o ícone Luiz Gonzaga e seguiu seu amadurecimento musical. Como produtor, grande marco se deu quando sócio do Viela Sebo-Café, reconhecido espaço cultural da cidade, onde viabilizou mais de 100 apresentações musicais, exposições de artes plásticas, fotográficas, de artesanato, palestras e cineclubismo. Foi colaborador do extinto programa O Som da Tribo (Rádio 96 FM) e Cult Mix (UESB FM) e jurado no III FACE (Festival Anual da Canção Estudantil).

Em 2009 fundou a Distintivo Blue, banda onde assumiu a liderança e desenvolveu sua bagagem sobre music business, produção, composição, empreendedorismo, marketing, logística e tudo o mais que envolve o universo da música autoral. Compôs a maioria das músicas do grupo, produziu todos os discos, vídeos, perfis em redes sociais e a identidade visual, incluindo o site oficial, além de projetos para editais, tendo dois aprovados e executados pelo Programa BNB/BNDES de Cultura (reedição do EP Aplicando a Lei e a Turnê Nordeste 2014), colocando o sudoeste baiano no mapa do blues nacional autoral, como referência.

Em 2011, ampliando o trabalho já executado desde 2010 pelo site da Distintivo Blue (que lhe rendeu o Prêmio Top Blog 2013/14), produziu e lançou a zine BLUEZinada!, direcionada ao público blueseiro, com o objetivo de aproximar os fãs da banda e do seu universo musical. Em 2016 a zine também tornou-se um portal especializado e um podcast, contribuindo com o crescimento do blues no Brasil, sempre trazendo conteúdo sobre artistas nacionais e estrangeiros, bem como história musical, ampliando a temática também ao jazz, rock clássico e country music, principal eixo de influência da banda.

Atualmente se apresenta regularmente em formato solo, dupla ou trio, com a Distintivo Blue (e BLUEZinada!) em estado de dormência, ainda com vasto repertório inédito não gravado. Vem organizando as ideias para o lançamento de material inédito de sua carreira solo, com a maioria dos instrumentos gravados por si mesmo. Também iniciou uma nova carreira acadêmica, ao ingressar no curso de Direito, outra grande paixão. Neste período decidiu recolher-se mais das redes sociais (talvez por saturação, durante o período ativo da Distintivo Blue) e repensar seus objetivos enquanto artista e pessoa.


LINKS



RELACIONADOS

Distintivo Blue | The Dug Trio | Diglett Joes | The JackHammers | Outside Blue | The New Old Jam | Tomarock


Todos os posts sobre este artista aqui no site

I. Malforea

O "Memória Musical do Sudoeste da Bahia" é um projeto que precisa da sua colaboração. Tem algum material guardado? Gostaria de publicar seu próprio texto aqui? Entre em contato através do "fale conosco".

Nenhum comentário:

Leave a Reply

Temas

Twitter

Novidades em seu Email

Imagem do Mês

Vídeo do Mês