Defesa apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) como requisito para a obtenção do título de Mestre em Educação.
Data da aprovação: 18 de fevereiro de 2022.
ALMEIDA, Thaís Dias. Sujeito-Leitor e Letras de Música: música como dispositivo da assunção da autoria. Orientador: Anderson de Carvalho Pereira. 2022. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, 2022.
RESUMO
Esta pesquisa parte de um estranhamento sobre interpretação e a formação crítica do sujeito aluno, na atualidade, no que tange o resgate de dizeres, de memórias discursivas e autoria, bem como da inquietação sobre quais sentidos são vislumbrados, pelos sujeitos-leitores nos discursos produzidos em letras de músicas. Tem como objetivo geral analisar de que maneira o interdiscurso em letras de músicas populares pode ou não contribuir com a construção crítico-reflexiva dos sujeitos em período escolar do século XXI. Deste modo estipulou-se os seguintes objetivos específicos: 1) Evidenciar as possibilidades de variações de sentido de trechos de determinadas letras de músicas; 2) Verificar de quais maneiras os sujeitos, interlocutor/ouvinte, são interpelados ideologicamente pelos sentidos atribuídos às letras de músicas populares; 3) Identificar elementos que indiciem autoria em textos produzidos por sujeitos-alunos; 4) Delinear, a partir das narrativas recortadas dos textos dos sujeitos-alunos, a retomada da memória discursiva que o sujeito do século XXI apresenta em relação à política governista para a educação pública. Para tanto, utilizamos os pressupostos teóricometodológicos da Análise de Discurso francesa, considerando que o desenvolvimento críticoreflexivo de uma sociedade está intimamente ligado ao fomento da leitura, interpretação, autoria e argumentação. No que se refere a posição discursiva assumida nos textos produzidos por sujeitos-alunos, o paradigma indiciário favorece a busca por detalhes, pistas, indícios. O corpus é composto por três letras de músicas, a saber: A Rita – Chico Buarque; Rita – Tierry; e Desculpe o auê – Rita Lee, as quais os sujeitos-alunos devem produzir textos livres sobre todas ou escolher alguma delas. Na análise, buscou-se elementos de autoria. Alguns dos sujeitos-alunos apresentaram indícios de autoria, coautoria, quando se inserem no esquecimento de número um, em que se colocam como produtores, donos de um dizer e ligaram as respectivas músicas, classificando-as como retratação de relacionamentos amorosos abusivos. Outros buscaram estruturar seu texto em moldes padrões, parafraseando trechos das músicas. A maneira como esses sujeitos se colocam frente as formações discursivas que demarcam os limites do que pode ser dito delimitam sua posição frente à possíveis interpretações. A depender do arquivo que tiveram acesso, ao campo de dizeres, interdiscurso, os sujeitos apresentam marcas de autoria que indicam uma ampliação em sua formação crítico-reflexiva. Esses sujeitos, mesmo inscritos na mesma formação discursiva desempenham papéis diferentes, como: bom-sujeito, mau-sujeito e sujeito da desidentificação. Notoriamente a leitura e o acesso a arquivos são cruciais para que os sujeitos alcancem um desdobramento favorável referente a autoria e argumentação. Esses, consequentemente, favorecem um pensamento crítico-reflexivo. No entanto, em se tratando de sujeitos que ocupam contextos socioeconômicos menos favorecidos, a escola torna-se o local de maior influência nessa difusão. Sabendo de todas as mazelas que assolam as instituições de educação pública em território nacional, cabe uma atenção comprometida com relação à promoção da leitura, interpretação, autoria e argumentação para que assim o sujeito tenha condições propensas que desdobrem num pensamento crítico-reflexivo.
Palavras-chave: Análise de Discurso. Autoria. Música. Pensamento crítico-reflexivo. Sujeito-autor.
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