Musipédia Sudoeste

Artigos

Entrevistas

Discografia

[2022] A volta do gigante. Elomar canta com o público em evento de educação e cultura da Prefeitura de Vitória da Conquista

“Quando eu estava na UTI eu tive uma visão. Estava sentado em uma tora de madeira na porta do inferno. E eu vi Dante, que segurava a mão de Virgílio. Pude ver no portal do inferno a frase dele “lasciate ogni speranza, voi ch’entrate”*

Eu cheguei a ver a roda de fogo, mas a mão de Deus me tirou de lá. Fui arrebatado e trazido de volta.

Quando eu saí do hospital, minha mulher me disse que meus filhos João Omar e João Ernesto iam lá todo dia e chegavam em casa com os olhos inchados de tanto chorar. Deus ficou com pena deles e me trouxe de volta. O Espírito Santo me resgatou do vale da sombra da morte para eu estar aqui cantando e compondo.”

Crédito: João Pedro Ferraz (LinkNews)

Era quase tudo como antes. No palco, ele, aparência gigante sentado, com os indefectíveis chapéu e botas. Na plateia, respeito e admiração. Entre os produtores o cuidado com o som, luz e para que não o filmassem, coisa que o incomoda.

Quase tudo como antes. O gigante não é mais tão forte. A voz ainda tem o timbre inconfundível, mas não tem o mesmo domínio sobre agudos e graves, não faz a mesma viagem de tons a semitons. Os dedos não mais conseguem lidar com as cordas como era, para delas tirar os belos concertos que encantaram o mundo tantas vezes. “Mas, vou me consertar, com fé em Deus, e o violão vai voltar”.

Crédito: João Pedro Ferraz (LinkNews)

E o que faz o gigante? Se desculpa. Fala da Covid-19 que o levou ao encontro de Dante e de Virgílio na beirada do inferno. A doença, que ele chamou de peste amarela, lhe tirou parte do vigor das pernas, da energia da voz e do dedilhar orquestral reverenciado.

Elomar Figueira Mello, o “Bode”, que já foi Figueira de Melo, com esse “de” e um “ele” a menos, será um gigante para sempre e esse para sempre quer dizer: depois que ele passar da meia-noite e atravessar os umbrais do céu ou os pórticos infernais.


Hoje, nas cinco e meia da tarde (você entenderá), ele só é bem como era antes, ele mesmo disse. Fez questão de deixar isso claro, como a lua gibosa decrescente que o assistiu voltar aos palcos, em sua terra natal, depois de dois anos de pandemia e de ter chegado tão perto da morte.

“Nós vamos cantar uma canção aqui agora e se a plateia quiser ajudar pode também. (gritos entusiasmados do público). Geralmente esses cantores famosos eles gostam que a plateia cante com eles e ficam fazendo assim, ó (levanta as mãos como se imitasse uma dessas estrelas do trio elétrico ou do programa musical da TV. Muitos risos). Eu não. Quem está aqui para cantar sou eu. Agora, nessa eu dou a licença, podem cantar” (aplausos).


Isso foi na hora de “Arrumação”, uma riqueza do cancioneiro elomariano. Um raro momento, em se tratando de Elomar, o maestro, um dos maiores músicos vivos deste Brasil, quem, sempre se soube, nunca teve muita paciência com manifestações da plateia. Naquela noite de retorno, no Festeccon, em sua cidade, ele chamou o público para cantar com ele.

Nem os grupos de meninos e meninas de escolas municipais que faziam algazarra a metros do palco tirou a paz do malungo das barrancas do Rio Gavião, dito carrancudo e impaciente.

Depois de cerca de uma hora e meia de apresentação, Elomar desceu do palco e pediu para ir ao banheiro. Do palco ao banheiro químico eram menos de dez metros. Elomar levou cerca de 20 minutos para chegar. Andava devagar, aceitando pacífico a minha ajuda no caminho. Mas a demora não foi por isso.

Pessoas o paravam no curto caminho, falavam de sua admiração, ele retribuiu sorrisos e abraços. Só fez uma correção, gentil. Uma mulher disse que amou o show. “Muito obrigado. Concerto”.

Ao chegar ao banheiro químico só murmurou que estava escuro. Na saída, mais gente. Mais elogios. Empolgação ao encontrar uma adolescente com a mãe, conhecidas dele. “Como cresceu. Era uma pequenina. Graças a Deus!”.

Mais demora no caminho de volta. Para o camarim. Vi que estava emocionado. Aquela gente o emocionava ao declarar sua admiração e respeito. O menestrel da caatinga sorria.

Sentado em um sofá, ele falou da sua gratidão por estar vivo e por estar ali recebendo carinho e afeto. Cativava pela simpatia. Sim, Elomar. Falo dele.

Perguntaram como ele se sentia aos 83 anos. “Eu vou fazer 85. Estou vivo, pela graça divina, melhorando. Me salvei da Covid e ficarei muito melhor”

Ao poeta e secretário municipal de Educação, Edgard Larry, Elomar disse que está chegando nas cinco e meia da tarde e quis saber em que horas já estava o amigo. Larry não entendeu imediatamente a metáfora. “Você já tem 50? Se tem, está exatamente ao meio-dia”, explicou rindo.

Me perguntou quantos anos eu tenho. Respondi 61 (completarei em 7 de dezembro). “Então, você está às duas e meia da tarde”. Ao que eu emendei: “Ainda bem que já almocei”. E assim, tirei do compositor, poeta, cantador, dado como sisudo, uma sensacional gargalhada.

No dia 17 de dezembro, Elomar vai fazer um concerto, maior, mais completo, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima. Vai ser diferente do que foi a apresentação da noite em que ele voltou a cantar em público após a Covid-19. Ele também diferente, certamente, mas, como sempre gigante.

Um gigante que compõe riquezas musicais, canta e gargalha.

* (Deixai toda a esperança, ó vós que entrais – Dante Alighieri, in Divina Comédia).

Giorlando Lima


------
Publicado originalmente em 11/11/2022, em Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista.

Plácido Oliveira

O "Memória Musical do Sudoeste da Bahia" precisa da sua colaboração. Tem algum material guardado? Gostaria de publicar seu próprio texto aqui? Acrescentar ou retirar algo? Entre em contato através do "fale conosco". Vamos preservar juntos a nossa história!

Nenhum comentário:

Leave a Reply

Temas

@memoriasudoeste 1 1 em Pé 2 Alados 1973 1984 1986 1988 1990 1993 1994 1997 1999 2000 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 2020 2021 2022 2023 2024 5C1 96 FM A Conquista do Rock A Tarde A Voz do Muro A-Divert Acervo de Cartazes Acrock Adão Albuquerque Afonso Ribas Afonso Silvestre Agosto de Rock Alan Kardek Alex Baducha Alisson Menezes Almiralva Ferraz Gomes Ana Barroso Ana Gabriela Ana Palmira Bittencourt Santos Casimiro Análises André Ará André Cairo Andréa Cleoni Antônio Carlos Fernandes Limongi Apache APAE Aquarius Blues Band Arlindo Polvinthai Arnaldo Antunes Arraiá da Conquista Artes plásticas Arthur Maia Artigos Assista! Autobox Axé Music Babá Ferreira Bad Boy Boogie's Balaio Band FM Banda de Música do 9º BPM Banda Firem banda Mixta Banda Sonora Bárbara Nascimento Batalha ChapaHalls Bazé Beatriz Bitch Band Benjamin Existe Betão Bete Pires Beth Soul Biblioteca Comunitária Donaraça Biblioteca Municipal José de Sá Nunes Blas Fêmia Bloco Algazarra Blog Blue Jam Blues BLUEZinada! BNB Boom!!! Boulevard Shopping Brasil FM Brasil Paralelo Brasília Bráulio Ferraz Bregadeira Brumado Bruno Caires Bruno Lima Bruno Portella Cacau com Leite Caco Santana Café com Blues Café Society Caiik Caique Santos Cama de Jornal Câmara Municipal de Vitória da Conquista Camarote Beer Camerata Acadêmica do Sertão Camerata Carlos Jehovah Camillo de Jesus Lima campanhas Canta Bahia Canto do Sabiá Cantoria Cao Alves Captain Pepper Captain Peppers Carla Andrade Carlos Albuquerque Carlos Moreno Carlos Porto Carnaval Carol Ivo Carolina Medrado Casa do Rock Casa dos Carneiros Casa Fora do Eixo Casa Memorial Régis Pacheco Caso à Parte Cassiane CazAzul CCCJL CCCJL Sessions CDL Centro de Convenções Divaldo Franco Chamadas Abertas Charges e cartoons Chefinho Som Chico Luz Chirlei Dutra chorinho Christian Bernardis Cidadania Cinco Contra Um Cine Glória Cine Madrigal Cinema CIPA - RAP Circo de Cultura Ciro Brigham Cláudia Rizzo Clipping CMVC Colégio Sacramentinas Coletâneas e Discos Especiais Coletivo Escritores Conquistenses Coletivo Iron Horse Coletivo Suíça Bahiana Conferência Municipal de Cultura Conquista Metal Fest Conquista Moto Rock Conquista Rock Festival Conselho Municipal de Cultura Conservatório Municipal De Música De Vitória Da Conquista Consulta Pública Contos Coração de Jesus Corais Coral da UESB couvert artístico Crônicas Cultura curso de Cinema e Audiovisual da Uesb Cursos Dan Ribeiro Dani Lasalvia Daniel Drummond Danielle Rosa Dão Barros Davi Fernan De tudo na Band Depressivos Dércio Marques Destaques Deus e as Águas Deus Segue Nossa Guia Deus Seja Louvado Dia do Músico Evangélico Dia Mundial do Rock Diego Dell Carmo Diego Oliveira Diglett Joes Dinho Oliveira Dire Straits Legacy Dirlêi Bonfim Diro Oliveira Discografia Dissertações Distintivo Blue Divino Espírito Santo Djavan documentários Documentos históricos Dona Iracema Dorinho Chaves Dost Downloads DP Dragster Dreadful Trace Dreams Produções Dú Nosso Jeito DUDU Dumblegore Durval Lelys Ed Goma Ed Motta Edigar Mão Branca Edilson Dhio Editais Educadora FM Élder Oliveira Elomar Elton Becker Elton Dias Em memória Emilly Coelho Emissoras Entrevistas EP Erasmo Carlos Erudito Erudito: Orquestras e Bandas Marciais Escravos da Merenda Espaço Cultural A Estrada Espaços Ester Barreto Estúdio Drakkar Estúdio Drummond Eulá Evandro Correia Eventos Excalibur Rock Band Expoconquista Exposições F. A. Q. Fabio Sena Fabrício Gama Facebook Fainor Fainor Garage Band Famus Feira de Flores de Holambra Felisquié Fenix Rock Bar Fernando Bernardino Festa do Divino Festas Populares Festeccon Festivais Festival Avuador Festival da Juventude Festival de Inverno Bahia Festival de Música da Bahia Festival Educadora FM Festival Internacional de Violão Festival Nacional da Canção Festival Nossa Arte Festival Pra Cantar Junto Festival Rádio Rock Festival Suíça Bahiana Festival União Brasileira do Blues Festival Unimed do Sudoeste de Música Festival Universitário Intercampi de Cultura e Arte - FUICA FestUesb Filarmônicas Fita Amarela Fliconquista Fligê Flor de Tangerina Folk FomeStop forró Forró Temperado Fotos Freebird Gabriela Mello Gafieira Brasil Gal Costa Garboso Gean Ramos Pankararu Geórgia Nunes Geração Hit Geral Geraldo Azevedo Geslaney Brito Geslaney Brito e Iara Assessú Gil Barros Gil Brito Gil Ferraz Gilberto Gil Gilmar Cardoso Gilmar Dantas Gilmara Baby Gimba Jardim Giorlando Lima Glauber Rocha Glória Groove gospel Graco Lima Jr Grito Rock Grupo Barros Grupo Roama Guanambi Guigga Guilherme Arantes Guilherme Barbosa Guilherme Menezes Gutemba Haeckel França Heavy Metal Heleno Ribeiro Hemoba Herberson Sonkha Herzem Gusmão Hiaguinho Hinos história oral Homens de Cabaré Humberto Pinheiro I. Malförea Ian Kelmer Iara Assessu Ice Drink Imagem Casa Som Imagem do Mês In Mundos In The Rocks Inércia Ingrid de Castro Brito Inside Hatred Instituto Relicário Ipiaú Iracema Miller Isadora Oliveira Ítalo Silva Itapetinga J.C. D'Almeida Jackson Alcântara Jacqueline Jack Jaime Cobra JayVee Jean Cláudio Jeanna Lopes Jequié Jeremias Macário Jingles João Donato João Omar João Paulo Pereira Joe Malfs Clan Jorge Luis Melquisedeque José Américo Josilene Pires Matias Jota Menezes Jota Quest Judson Almeida Juliana Brito Julio Caldas Junior Damasceno Juraildes da Cruz Kako Santana Karina Costa Kelly Prado Kessller Ketia Prado La Pança Ladrões de Vinil Larissa Caldeira Larissa Luz Larissa Pereira Lei Paulo Gustavo Léo Lima Léo Santana Letras Letras & Prosa Liatris Lili Correia Live Solidária Lives Lívia Ellen Livros Locutores Lollapalooza Lomantão Loro Borges Lua Ife Lucas Arruda Lucas Gerbazi Lucas Índigo Lucas Lins Luciano PP Lúcio Ferraz Luiz Caldas Luiz Carlos Figueiredo Luiza Aldaz Luiza Portal MAC - Movimento Artístico e Cultural de Vitória da Conquista Máfia da Mortadela Magoo Malförea Mallu Magalhães Mandacaroots Manel Manno di Sousa Manual do Músico Marcelo Bonfá Marcelo Lopes March of Revenge Marcha do Orgulho LGBTQIAPN+ Marcha para Jesus Marcos Marinho Mari Fernandez Maria Bethânia Maria Elena Menezes Oliveira Mariana Kaoos Marisa Monte Marlua Marta Moreno Mary Ouro Massicas Massinha Mastruz com Leite Mauré Maurício Franco Mauricio Sena Maurício Sena Max Santoli Mazinho Mazinho Jardim Mega Rádio VCA Melhor Feijão do Mundo Memória do Rádio memórias Metal Mi do Carmo Miconquista Mictian MIDAS Miguel Côrtes Mina Mórficos Mosaico da Cena MPB MPBlues Muitos Carnavais Mulher no Samba Musaé Música Autoral Musicante Sudoeste Músicos e bandas Nagib Natal Conquista de Luz Natal da Cidade Natália Bueno Nathan Soares Nattan Náufrago Urbano Nelson Pereira Nunes Nem Tosco Todo Nem Tosco Todo e as Crianças Sem Futuro NEOJIBA Nephtali Bitencourt Neto Comander Nilton Junior No Canto do Choro No Palco Noah Kinrin Nós Vozes & Eles Notícias ÑRÜ Nuclearte O Piquete O Rebucetê OAB Oktober Rock Old Stove Onildo Barbosa Originais @memoriasudoeste Orion Music Company Orquestra Conquista Sinfônica Orquestra Escola Joias do Sertão Os Barcos OSBA Outra Conduta OutroEu p Pablo Fornasari Pablo Luz Palestras Pandemia Papalo Monteiro Paraki Parrázio Patagônia Paul & The Moondogs Paul Bergeron Paulo César de Araújo Paulo Gabiru Paulo Macedo Paulo Pires Pedro Sampaio Pesquisas Petrônio Joabe PH Pilot Wolf Pindaí Pinote Pipa Pipa Música Plácido Oliveira Playlists PMVC Poções Podcast do Moss do Som Podcasts PodeCrê PodMeContar Poesia Point do Rock Políticas Culturais Pop PPGMLS Praça Barão do Rio Branco Praça da Juventude Praça Tancredo neves Prêmio Suíça Bahiana de Música Princípio Ativo Priscila Correia de Sousa Carneiro Produtores Programa Positividade Programas de rádio Público Punk Rock QGRecords Quarentena Quarteto de Blues Quermesse de Santa Dulce Quintas de Maio Rádio Baixaria Rádio Câmara Rádio Clube Rádio FM 100 Rádio Shiga Rádio Up Rádio USP rádios Rafael Flores Raifran Raimundo Sodré Ramanaia Randômicos Rap Raquel Dantas Real Rock Fest Reason Reconquista Recrucifixion Rege de Anagé Reggae Regional Reis Reis do Crime Renato Russo Renegados Retilínea Revista Gambiarra Revista Marginal Ricardo Castro Ricardo Marques Rita De Cássia Oliveira Lima Alves Roberto Carlos Roberto Sant’Ana Robson Falcão Roça Sound Rock Rock Cordel Rock em Prol Rock Vertente Romário Ronaldo do Sax Ronny Voxx Rony Barbosa Rosana Guimarães Rubenildo Metal Salvador Samba Samba & Pagode São João Sarau Multiverso Sarau Somos Vozes SASB Schangay Selvagens à Procura de Lei Séries SESC Shau & Os Anéis de Saturno Shau Saturno Sheila Lima Shows Signista Simone da Silva Guerreiro Simple Jeans Singing Along Sintoma de Cultura Social Freak Som da Tribo Somos Nós Sorrow's Embrace SouJuvs Spit Clown Sr. Pokan e os Tangerinas SS-433 Stratozero Suffocation of Soul Supercílio Supremo Tales Dourado Tambores & Cordas Tamires Dias dos Santos Tarcísio Santos Tarde UESB Taro Tarsis Valentim Társis Valentim Teatro Carlos Jehovah Terno de Reis Santa Bakhita Terno de Santo Reis teses Teu Soares Textos científicos Textos e reportagens de época Thaís Dias de Almeida Thais Macedo Lopes The Dug Trio The JackHammers The New Old Jam The Outsiders Thiaguinho Thomaz Oliveira Tiamat e os Garotos Perdidos Titãs Toca Autoral! Tomarock Tombstone Tonico Almeida Top Love Tosco Todo TR MC Trabalhos acadêmicos Trepidantes Três do Crime Tres Puntos Três Reis Magos Trio da Huanna TV TV Sudoeste TV UESB TVE Bahia UESB UESB FM UESC UFBA UFPB Uma Terra Só UMC UNIMUS Vadinho Barreto VDC Hip Hop GT Festival Vídeo do Mês Videoclipes Viela Sebo-Café Vinew Vinícius da Costa Januário Vital Farias Vitória da Conquista VOceve Vozes do Beco Weldon França Weldon Silva. Weldon França Weslei Gusmão Piau Santana WN$ Xangai Xuxa Yasmin Luene Zé Baticabo Zine

Acervo de Entrevistas

#museudorockvca

Doe sangue!