Sites de compartilhamento foram algumas de minhas grandes descobertas no período de net, desde o longínquo final dos anos 90 até hoje. A possibilidade de descobrir novas bandas é muito grande e para o circuito alternativo, foi uma coisa memorável.
Algumas bandas insistem em ser contra o compartilhamento de musicas, mesmo elas tendo chegado onde estão graças a internet, pois acreditam que ela tira todo o lucro que poderia ir para o artista. Oh, que rombo na indústria fonográfica…
Eu sempre fui a favor da socialização das músicas, desde os tempos das fitas k7 e as mensagens nas demos que lançávamos que dizia: “Se preferir, copie essa fita ao invés de comprar”. E acho que a internet veio ser a grande “demo” para diversas bandas, pois eles podem divulgar sua música para pessoas de tudo que é canto do mundo.
Um exemplo claro disso, são os sites PALCO PRINCIPAL e MYSPACE, que disponibilizam micro-sites/blogs das bandas, espaço para fotos, letras, entre outras coisas. Mas o principal é a possibilidade de você ouvir ou baixar as musicas, além de montar sua própria playlist.
Passeando pelos artistas cadastrados, consegui encontrar algumas coisas bem interessantes e acho que todos precisam também ouvir. Claro que a lista ficaria enorme, pois o universo musical é imensurável, mas escolhi algumas bandas que eu não conheceria se não fosse o advento da internet.
(...)
E o nordeste vem cada vez mais representando a cena rocker nacional, dessa vez vindo de Vitória da Conquista na Bahia, os blueseiros do Distintivo Blue não fazem feio e te transportam para um bar sujo, de beira de alguma estrada esquecida no Mississipi, com um uísque na mesa e algumas garotas com tristes sorrisos ao canto do salão. E é assim desde 2009, quando a banda (formada por músicos já experientes e que passaram por grupos como The New Old Jam, Tomarock, Freebird e Tombstone) surgiu.
A banda lançou seu EP de estréia, “Aplicando a lei”, com seis faixas próprias, todas disponibilizadas na internet e para o seu formato físico, foi lançado em mini-cd, que acompanha uma faixa multimídia, material exclusivo e encarte digital com letras, textos, fotos, biografias, além de já ter nascido raro, pois apenas 110 cópias foram editadas artesanalmente e cada faixa multimídia é de conteúdo exclusivo de cada cd, ou seja, não há um cd igual ao outro.
Enquanto isso, a banda não para e já prepara material para seu mais novo lançamento, um cd com 12 faixas.
Uma particularidade da banda é o fato de não se prender apenas ao seu mundo, trazendo um site super caprichado que trata de todo o universo do blues e do jazz, seja ele nacional ou internacional, com reportagens, dicas, colunas semanais, e muita coisa bem “faça você mesmo” que merece ser visto. Posso até dizer que a banda segue a cartilha do “Faça Você Mesmo” muito mais (e muito melhor) que muitas bandas que se rotulam punks.
Nos shows da banda, você ainda pode adquirir de forma gratuita o zine BLUEZINADA! Confira tudo em
Essas são apenas algumas das supresas que venho tendo com a internet, que cada vez mais confirma a minha tese de que o rock só está morto para quem se acomodou a consumir o que as rádios oferecem.
Jay Rocker
Publicado em 19/01/2012, em Vinagre & Fel.
Nenhum comentário: