RELEASE
Náufrago Urbano é um artista solo que assim se intitulou ao sentir sua vida cercada de conflitos internos e sociais, o que o levou a necessidade de expor suas ideias sobre persistência, empatia e amor ao próximo.
Usando a música como sua principal ferramenta de alcance público, aproveita a deixa para mostrar em suas ações que a cultura musical pode ir além de formar um grupo para se apresentar em shows. A música é uma ferramenta exponencial em torno da sociedade, onde pode ser usada para diversos propósitos, e proporcionar esperança, afeto e momentos de alegria ao alcançar públicos carentes no meio urbano.
Com o seu surgimento em maio de 2020, o Náufrago Urbano teve o início de carreira marcado pela pandemia do novo corona vírus. Foi estando em isolamento social que começou a trabalhar em suas ideias artísticas e lançou o seu primeiro trabalho autoral que foi totalmente caseiro e independente, um EP voz e violão. Subsequentemente, foi traçando planos para começar a agir e deu início a trabalhos sociais onde visitou e levou música, doações e presentes para um abrigo de pessoas sem teto, e também um projeto musical chamado “A Música Da Minha Vida” para um lar de idosos, ambos em Vitória da Conquista-Ba. Inspirado a gerar um senso de comunidade, buscou e obteve ajuda de diversos outros artistas/músicos e parceiros para participar de suas ações.
Atualmente lançou o seu primeiro single de estúdio e continua trabalhando para lançar o seu novo EP.
DISCOGRAFIA
Náufrago Urbano Acústico (2020) – EP
Insônia (2021) – Single
Toca Autoral! (2023) – EP
BIOGRAFIA
O nome “Náufrago Urbano” foi inicialmente criado para título de banda, que provisoriamente surgiu com um convite para participar do seu primeiro e único show, no Point Do Rock, em fevereiro de 2020 na cidade de Vitória da Conquista. Dois meses após o evento, Júlio Náufrago, vocalista e idealizador da banda, viajou para São Paulo a passeio e teve seu retorno adiado por conta do bloqueio das estradas devido a pandemia.
Sobre essas circunstâncias, Júlio decidiu aprofundar-se em materiais de estudo musical, e que o levou a começar a fazer testes e gravações de suas canções autorais, surgindo assim o desejo de começar algo mais sério em relação ao que já havia em sua história desde que começou a montar bandas em meados de 2011.
Junto com as novas ideias veio a decisão de seguir carreira solo, sabendo das dificuldades que já havia encontrado ao formar várias bandas. Durante seu tempo em São Paulo, participou de eventos online como o “Festival Som de Casa” e o “Make Music Day”, onde cantou pela primeira vez algumas de suas músicas. Pouco tempo depois gravou e lançou então o seu primeiro trabalho autoral, um EP voz e violão totalmente caseiro.
No dia 27 de julho de 2020, quando conseguiu retornar para Conquista com suas novas expectativas e experiências, partiu para a prática constante e começou a estudar, juntar moedas e planejar entrar em estúdio pela primeira vez.
Em fevereiro de 2021 quando já havia começado a circular uma espécie de flexibilização a base de consciência sobre a pandemia, fez então sua primeira apresentação ao vivo em um bar da cidade e continua se apresentando assim até o atual momento.
Costuma dizer que está passando por um processo de aprendizado escolar da música, aos poucos vai se apresentando em lugares diferentes e angariando experiências agora que está sempre falando do seu trabalho artístico, lançamentos, interpretando suas músicas ao vivo, e assim conhecendo pessoas que se tornam amigos e compõem parte do seu público atual.
“Insônia” é o seu mais novo lançamento, o Single veio como forma de homenagem a Bruno Reina, amigo e parceiro de música do Júlio.
Bruno foi assassinado em novembro de 2011.
Ainda em 2021 o Náufrago Urbano irá lançar outros singles, e em 2022 o seu novo EP que terá o título “Persistir”.
LINKS
------
Todas as páginas biográficas do site estão em constante atualização. Para isso, basta que tenhamos acesso a novas informações, por isso, contamos com sua colaboração. Você é ou representa este artista e gostaria de adicionar ou corrigir algo? Clique em FALE CONOSCO no topo do site e entre em contato. Este espaço deve ser construído em conjunto para a preservação da nossa memória musical.
Última atualização: 17/05/2023.
Nenhum comentário: