Em 2004 a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista lançou o selo Série Cultura Conquistense, com o objetivo de fomentar e preservar a musicalidade local. O terceiro disco da série resgata o talento e influência do poeta Jean Cláudio, figura querida e conhecida na cultura local, de uma forma valiosa: pela música, através de amigos igualmente talentosos.
O disco traz um encarte de 12 páginas, incluindo textos, letras das músicas (na verdade poesias musicadas) e poemas extras (Poeta é Rio e O Poeta de Cara Vermelha). Não há informações sobre tiragem e data de lançamento. A referência mais antiga encontrada até o momento sobre o disco na internet é de 2007. Este é mais um disco raro, distribuído em livrarias locais e de mão em mão. Conseguimos uma cópia e digitalizamos, para que não se perca este valioso registro da cultura conquistense. Ouça na íntegra, ao final do post. Abaixo, algumas informações presentes no encarte:
------
A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, vem desenvolvendo o projeto série cultura conquistense, tendo como objetivo central identificar, preservar e difundir gêneros e expressões artístico-musicais populares tanto mais remotas quanto recentes e atuais, que carreguem traços simbólico-culturais do Sudoeste da Bahia.
Este 3º CD da série registra letras-poemas de JEAN CLÁUDIO e canções de uma constelação de compositores, músicos e cantores conquistenses, ou aqui radicados de a muito, seus amigos e parceiros.
Autor de odes e epopéias, quase todas ainda inéditas, inspiradas em temas e personagens da realidade regional brasileira, JEAN é também poeta visceral, flagrando, com seus sentimento e palavras, dilemas, impasses, perplexidades, sonhos, aspirações, alegrias e celebrações das vidas de muita gente. Sobretudo, seus versos livres procuram desentranhar a rima e métrica do próprio significado do viver e do estar no mundo.
Para todos nós, seus amigos, admiradores e leitores, é um privilégio e uma honra contribuir para a divulgação e uma parte de sua obra, emoldurada em harmoniosas canções e belas interpretações.
José Raimundo Fontes
Prefeito de Vitória da Conquista
JEAN CLÁUDIO
Conquistense, vencedor de dois concursos de poesia, de três que participou na década de 80, e com um livro de poemas já publicado, embora tenha produções para muitos outros, gosta mesmo é de distribuir poemas de mão em mão, os quais passam a ser admirados imensamente. Também possui trabalhos publicados em jornais e revistas literárias da Bahia, resultado de uma conquista poética que o conduz desesperadamente. Esta guia-o ao quase supostamente invisível e indizível e, assim, sente suas cócegas inevitáveis, fazendo-o produzir cenas, sentidos e manifestações, quando atravessado criativamente por grandes emoções e críticas que conseguem envolver intensamente aqueles que a lêem.
Seus poemas costumam ser musicados por artistas de renome, de Conquista e região, e a maioria está presente neste disco, já que é poeta, "irmão do vento e da água, e deixa seu ritmo por onde passa":
A leveza do vento leba-o para o mar,
O mar transforma-o em metáfora constante,
E a metáfora é a imagem sempre desejada.
Salve, seu moço!
Esmeraldina Raquel
FAIXAS
1) Humanos Manos (letra: Jean Cláudio; música: Graco Lima Jr.)
2) Menino da Vida (letra: Jean Cláudio; música: Evandro Correia)
3) Serra do Periperi (letra: Jean Cláudio; música: Papalo Monteiro)
4) Palmares Terra Zumbi (letra: Jean Cláudio; música: Evandro Correia)
5) Vadeia Vadim (letra: Jean Cláudio; música: Gutemberg Vieira)
6) Virgínia Rodrigues (letra: Jean Cláudio; música: Graco Lima Jr.)
7) De Cá (letra: Jean Cláudio; música: Diro Oliveira)
8) Conversa de Nariz (letra: Jean Cláudio; música: Graco Lima Jr.)
9) Violino de Feira (letra: Jean Cláudio; música: Gutemberg Vieira)
10) Rolete de Cana (letra: Jean Cláudio; música: Dinho Oliveira)
11) Viola Peneira (letra: Jean Cláudio; música: Lili Correia)
E vejo entre porto de areia e mata
O canto do bicho camacã.
E vejo o uivo do rio que atraca
Cia e mata pela mata
Onde o gavião voa
Liquidamente nas asas da terra...
E novamente aqui estou
A ver luzes
Pequeninas luzes
Tragando o abio do sereno!
Jean Cláudio
FICHA TÉCNICA
Produzido por: Graco Lima Jr. /Luciano PP
Gravado no STUDIO LUART
Vitória da COnquista - BA - Agosto/Setembro de 2004
Técnico de Gravação e Mixagem: Arthur Fabiano
Masterização STUDIO LUART por: Arthur Fabiano
Arte e fotos: Diro Oliveira
Direção Musical: Luciano PP
Produção Executiva: Jean Cláudio
Foto da capa:
Criação de Rachel Moreira Gomes
Olhos de Rachel Moreira Gomes e Mariana Costa (Salvador).
Montagem: Diro Oliveira
Desenhos de Romeu Ferreira
Nenhum comentário: