Musipédia Sudoeste

Artigos

Entrevistas

Discografia

Temáticas

A música e as barreiras da invisibilização.

Temos dificuldade em falar sobre a produção musical do Chile, do Peru, do Paraguai, da Bolívia, do Uruguai, da Venezuela e demais países da América do Sul, Central; demais países dos demais continentes que não sejam o europeu (também não citamos o Leste europeu) e a Região Norte da América, especificamente dos Estados Unidos. 

Temos dificuldade em abordar sobre qualquer outra expressão artística que o tal mercado cultural excluiu e ainda exclui dos nossos processos de percepção, de absorção, de apropriação, de fruição. 

A arte veiculada pelos meios de comunicação figura o que o mercado quer que se consuma. Entendendo o consumo como a mola mestra do mercado. E esse consumo segue a lógica de produção rápida e em larga escala, de curta duração e útil. 

Com o devido cuidado de citar a palavra útil como o que só serve a uma determinada forma de entretenimento também rápido, curto, pequeno, ao mesmo tempo, intenso, de volume bem alto, pra tocar nas festas, nas rádios comerciais, nas playlists das lojas, dos shoppings... 

Longe de apontar sobre os valores, sobre a estética ou questionar o processo de criação das obras que nos foram e estão sendo "presenteadas" pelo mercado de consumo, esse pequeno texto tenta abordar a respeito da atenção que nos foi desviada das demais expressões musicais de outros lugares, de outros povos, inclusive dos povos daqui do nosso País. 

Se trata de supressão da possibilidade de acessarmos às diversidades, as manifestações que não estão nas prateleiras do tal mercado, por entendermos a partir desse processo de manutenção do consumismo, que música mesmo, é a que está sendo servida, pronta, embalada, curtível, servil, praticável... 

Perto da gente está acontecendo o milagre de alguém tocar viola caipira, bumbo legueiro, berimbau, pífaro de bambu, alfaia, charango boliviano, alaúde, caixa de fósforo, harpa, sanfona pé-de-bode, algum instrumento de algum naipe para solo, duo, banda bacana ou de uma grande orquestra. 

Perto da gente tem alguém pesquisando sobre as cirandas, sobre o Lundu, sobre os cantos de trabalho, sobre os folguedos, sobre as serenatas ao luar. 

Perto da gente tem alguém chamando a atenção sobre as Políticas Públicas Culturais, que já  deveriam estar em consonância com a manutenção das manifestações artísticas da Região, através do reconhecimento de que tais produções existem, pulsam, são dinâmicas e que estas devem estar no centro dos projetos de qualquer governo. E não somente sob a perspectiva de eventos pontuais. 

Perto da gente está acontecendo de alguém tecer uma canção que melhor sintonize com sua obra, seja para cantar para outra pessoa, seja para cantar em alguma apresentação na casa, na sala de aula - sobre música -, numa praça, numa roda, no seu grupo social ou em algum evento importante de alguma cidade... por perto, em outro País. 

Não nos concederam a oportunidade de olhar com cuidado, para percebermos os milagres das gentes celebrando suas artes em nosso entorno, porque necessitavam que nós consumíssemos o que precisava ser vendido dos seus estoques midiáticos, que cumprisse a ideia de que música deveria ter as características daqueles estoques. 

E tínhamos que consumir não somente o produto dos seus estoques. Mas a ideia de que não existem outras produções; a ideia de que não há outras manifestações, outras artes de outras gentes, inclusive das gentes de aqui perto, que estão produzindo arte e bem distantes desses "sucessos" que nos acostumaram a consumir. 

Problematizamos ou tentamos problematizar o mercado fonográfico, mas não nos desvinculamos dele para, desnudados, percebermos que existe muito mais música acontecendo, muito mais lugares de expressões artísticas, muito mais gente participando das batas, das pilas, das chulas, das catiras, das congadas, dos candombes, dos calangos, dos cocos, das modas de viola, dos afoxés, das jams, dos rocks, dos desafios de rap, dos improvisos repentes, das frevanças, das violadas, das cantorias, dos eventos musicais voltados aos artistas independentes,das serenatas ao luar. 

O fato é que de umas tempos pra cá, chegamos a um ponto em que não ouvimos mais música. Compramos um modelo de música que nos enfiaram goela abaixo. E já nem mais percebemos. Não mais vamos onde vibram as celebrações da música em todas as dimensões. 

Vamos onde "tem muita gente" para curtir. Onde tem bastante conversas e gargalhadas mais altas que a música. A fim de esquecermos dos nossos problemas e estarmos ao ponto, para engolirmos o que o mercado disponibilize a seguir. 

Não mais nos concedemos o direito de procurar o aboiador para ouvir as notas que falam do seu caminho, sua labuta, sua história, sua ligação com o espaço vivido desde o "pispêi" da manhãzinha até a hora do palheiro de descanso de contemplar o seu lugar e o firmamento. 

Não nos presenteamos com os cantos dos povos dos lugares, que passeiam entre a ciranda, a reza com raminhos de afastar maledicências, o samba e o Forró de dançar três dias e três noites, a chegada da bandeira, as demais expressões que resultam das trocas, das construções identitárias. 

Citamos a diversidade nas academias e nos congressos de cultura, mas alimentamos a circulação da coisa pronta, vinda de um lugar que nem sempre nos pertence e que muito menos, pertencemos. Pois a diversidade que citamos não cabe o que está acontecendo fora do que nos condicionaram a perceber e citar. 

Tem lugar pra todo mundo. Mas com raríssimas exceções, só tem lugar pra todo mundo que seja partícipe da superestrutura ou que seja subserviente a ela. 

Tem lugar pra todo mundo que esteja dentro da perspectiva do mercado. Porque tem que estar dentro dos moldes, mesmo que apresentem alguma diferença, tem que ser útil, de modelo mercantil, consumível. 

A sorte é que existem artistas, trabalhadoras e trabalhadores da música, que ultrapassaram algumas barreiras e conseguiram nos presentear, com movimentos coletivos ou individuais, com mensagens de fazer quebrar grilhões. Falando-nos que das Esquinas, dos Banquinhos, dos Canaviais, das Estações de Trem, dos Beirais, dos Quintais, dos Terreiros ou das Casinhas de Reboco, a música está mais viva do que nunca. 

A sorte é que no meio do caminho, aparece uma turma do cancioneiro popular "polenizando" (tomei por empréstimo essa atribuição que deram ao grande artista Décio Marques, que agora habita nos melhores lugares da nossa memória), levando música de um canto a outro e de outro a mais outro canto, para que percebamos que a cultura está viva pulsando, conectada, gerando mais cultura. 

E bem perto de quem esteja suscetível a ouvir e passar adiante, para que outras pessoas também possam entender que existe música fora da caixinha. Perto de quem esteja suscetível a perceber que música está para além do tempo capital, portanto, para além dos etarismos desnecessários. 

Existe gente fazendo música antes e depois do lado A e B; antes e depois da televisão; antes e depois da rádio; antes e depois do cinema; antes e depois da playlist dos pen-drives; antes e depois das cortinas; antes e depois dos grandes palcos dos super eventos. Antes e depois do ritmo desenfreado, atropelador e excludente do capital. 

Existe e bem pertinho da gente, cantando e dançando em qualquer língua mátria, em qualquer linguagem e gênero, em cores e tessituras diversas. E muitas dessas músicas falam de grandes acontecimentos que fiam os nossos dias, feito amor e saudade; falam de lugares e tempos que nem sabemos mais como são ou como faz pra chegar lá... 

Pois carece de querer reabrir os sentidos para perceber isso tudo que está por perto. 


Trabalhador da música e da arte-educação. 
(Por conselho nobre de uma querida amiga comunicadora, as demais titulações a gente deixa para produções acadêmicas)

Vitória da Conquista, Bahia.
Serra do Periperi, Outono de 2024.

Memória Musical do Sudoeste da Bahia

O "Memória Musical do Sudoeste da Bahia" precisa da sua colaboração. Tem algum material guardado? Gostaria de publicar seu próprio texto aqui? Acrescentar ou retirar algo? Entre em contato através do "fale conosco". Vamos preservar juntos a nossa história!

Nenhum comentário:

Leave a Reply

Temas

@memoriasudoeste 1 1 em Pé 2 Alados 1973 1984 1986 1988 1990 1993 1994 1997 1999 2000 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 2020 2021 2022 2023 2024 5C1 96 FM A Conquista do Rock A Tarde A Voz do Muro A-Divert Acervo de Cartazes Acrock Adão Albuquerque Afonso Ribas Afonso Silvestre Agosto de Rock Alan Kardek Alex Baducha Alisson Menezes Almiralva Ferraz Gomes Ana Barroso Ana Gabriela Ana Palmira Bittencourt Santos Casimiro Análises André Ará André Cairo Andréa Cleoni Antônio Carlos Fernandes Limongi Apache APAE Aquarius Blues Band Arlindo Polvinthai Arnaldo Antunes Arraiá da Conquista Artes plásticas Arthur Maia Artigos Assista! Autobox Axé Music Babá Ferreira Bad Boy Boogie's Balaio Band FM Banda de Música do 9º BPM Banda Firem banda Mixta Banda Sonora Bárbara Nascimento Batalha ChapaHalls Bazé Beatriz Bitch Band Benjamin Existe Betão Bete Pires Beth Soul Biblioteca Comunitária Donaraça Biblioteca Municipal José de Sá Nunes Blas Fêmia Bloco Algazarra Blog Blue Jam Blues BLUEZinada! BNB Boom!!! Boulevard Shopping Brasil FM Brasília Bráulio Ferraz Bregadeira Brumado Bruno Caires Bruno Lima Bruno Portella Cacau com Leite Caco Santana Café com Blues Café Society Caiik Caique Santos Cama de Jornal Câmara Municipal de Vitória da Conquista Camarote Beer Camerata Acadêmica do Sertão Camerata Carlos Jehovah Camillo de Jesus Lima Canta Bahia Canto do Sabiá Cantoria Cao Alves Captain Pepper Captain Peppers Carla Andrade Carlos Albuquerque Carlos Moreno Carlos Porto Carnaval Carol Ivo Carolina Medrado Casa do Rock Casa dos Carneiros Casa Fora do Eixo Casa Memorial Régis Pacheco Caso à Parte Cassiane CazAzul CCCJL CCCJL Sessions CDL Centro de Convenções Divaldo Franco Chamadas Abertas Charges e cartoons Chefinho Som Chico Luz Chirlei Dutra chorinho Christian Bernardis Cidadania Cinco Contra Um Cine Glória Cine Madrigal Cinema CIPA - RAP Circo de Cultura Ciro Brigham Cláudia Rizzo Clipping CMVC Colégio Sacramentinas Coletâneas e Discos Especiais Coletivo Escritores Conquistenses Coletivo Iron Horse Coletivo Suíça Bahiana Conferência Municipal de Cultura Conquista Metal Fest Conquista Moto Rock Conquista Rock Festival Conselho Municipal de Cultura Conservatório Municipal De Música De Vitória Da Conquista Consulta Pública Contos Coração de Jesus Corais Coral da UESB Crônicas Cultura curso de Cinema e Audiovisual da Uesb Cursos Dan Ribeiro Dani Lasalvia Daniel Drummond Danielle Rosa Dão Barros Davi Fernan De tudo na Band Depressivos Dércio Marques Destaques Deus e as Águas Deus Segue Nossa Guia Deus Seja Louvado Dia do Músico Evangélico Dia Mundial do Rock Diego Dell Carmo Diego Oliveira Diglett Joes Dinho Oliveira Dire Straits Legacy Dirlêi Bonfim Diro Oliveira Discografia Dissertações Distintivo Blue Divino Espírito Santo Djavan documentários Documentos históricos Dona Iracema Dorinho Chaves Dost Downloads DP Dragster Dreadful Trace Dreams Produções Dú Nosso Jeito DUDU Dumblegore Durval Lelys Ed Goma Ed Motta Edigar Mão Branca Edilson Dhio Editais Educadora FM Élder Oliveira Elomar Elton Becker Elton Dias Em memória Emilly Coelho Emissoras Entrevistas EP Erasmo Carlos Erudito Erudito: Orquestras e Bandas Marciais Escravos da Merenda Espaço Cultural A Estrada Espaços Ester Barreto Estúdio Drakkar Estúdio Drummond Eulá Evandro Correia Eventos Excalibur Rock Band Expoconquista Exposições F. A. Q. Fabio Sena Fabrício Gama Facebook Fainor Fainor Garage Band Famus Feira de Flores de Holambra Felisquié Fenix Rock Bar Fernando Bernardino Festa do Divino Festas Populares Festeccon Festivais Festival Avuador Festival da Juventude Festival de Inverno Bahia Festival de Música da Bahia Festival Educadora FM Festival Internacional de Violão Festival Nacional da Canção Festival Nossa Arte Festival Pra Cantar Junto Festival Rádio Rock Festival Suíça Bahiana Festival União Brasileira do Blues Festival Unimed do Sudoeste de Música Festival Universitário Intercampi de Cultura e Arte - FUICA FestUesb Filarmônicas Fita Amarela Fliconquista Fligê Flor de Tangerina Folk FomeStop forró Forró Temperado Fotos Freebird Gabriela Mello Gafieira Brasil Gal Costa Garboso Gean Ramos Pankararu Geórgia Nunes Geração Hit Geral Geraldo Azevedo Geslaney Brito Geslaney Brito e Iara Assessú Gil Barros Gil Brito Gil Ferraz Gilberto Gil Gilmar Cardoso Gilmar Dantas Gilmara Baby Gimba Jardim Giorlando Lima Glauber Rocha Glória Groove gospel Graco Lima Jr Grito Rock Grupo Barros Grupo Roama Guanambi Guigga Guilherme Arantes Guilherme Barbosa Guilherme Menezes Gutemba Haeckel França Heavy Metal Heleno Ribeiro Hemoba Herberson Sonkha Herzem Gusmão Hiaguinho Hinos história oral Homens de Cabaré Humberto Pinheiro I. Malförea Ian Kelmer Iara Assessu Ice Drink Imagem Casa Som Imagem do Mês In Mundos In The Rocks Inércia Ingrid de Castro Brito Inside Hatred Instituto Relicário Ipiaú Iracema Miller Isadora Oliveira Ítalo Silva Itapetinga J.C. D'Almeida Jackson Alcântara Jacqueline Jack Jaime Cobra JayVee Jean Cláudio Jeanna Lopes Jequié Jeremias Macário Jingles João Donato João Omar João Paulo Pereira Joe Malfs Clan Jorge Luis Melquisedeque José Américo Josilene Pires Matias Jota Menezes Jota Quest Judson Almeida Juliana Brito Julio Caldas Junior Damasceno Juraildes da Cruz Kako Santana Karina Costa Kelly Prado Kessller Ketia Prado La Pança Ladrões de Vinil Larissa Caldeira Larissa Luz Larissa Pereira Lei Paulo Gustavo Léo Lima Léo Santana Letras Letras & Prosa Liatris Lili Correia Live Solidária Lives Lívia Ellen Livros Locutores Lollapalooza Lomantão Loro Borges Lua Ife Lucas Arruda Lucas Gerbazi Lucas Índigo Lucas Lins Luciano PP Lúcio Ferraz Luiz Caldas Luiz Carlos Figueiredo Luiza Aldaz Luiza Portal MAC - Movimento Artístico e Cultural de Vitória da Conquista Máfia da Mortadela Magoo Malförea Mallu Magalhães Mandacaroots Manel Manno di Sousa Manual do Músico Marcelo Bonfá Marcelo Lopes March of Revenge Marcha do Orgulho LGBTQIAPN+ Marcha para Jesus Marcos Marinho Mari Fernandez Maria Bethânia Maria Elena Menezes Oliveira Mariana Kaoos Marisa Monte Marlua Marta Moreno Mary Ouro Massicas Massinha Mastruz com Leite Mauré Maurício Franco Mauricio Sena Maurício Sena Max Santoli Mazinho Mazinho Jardim Mega Rádio VCA Melhor Feijão do Mundo Memória do Rádio memórias Metal Mi do Carmo Miconquista Mictian MIDAS Miguel Côrtes Mina Mórficos Mosaico da Cena MPB MPBlues Muitos Carnavais Mulher no Samba Musaé Música Autoral Musicante Sudoeste Músicos e bandas Nagib Natal Conquista de Luz Natal da Cidade Natália Bueno Nathan Soares Nattan Náufrago Urbano Nelson Pereira Nunes Nem Tosco Todo Nem Tosco Todo e as Crianças Sem Futuro NEOJIBA Nephtali Bitencourt Neto Comander Nilton Junior No Canto do Choro No Palco Noah Kinrin Nós Vozes & Eles Notícias ÑRÜ Nuclearte O Piquete O Rebucetê OAB Oktober Rock Old Stove Onildo Barbosa Originais @memoriasudoeste Orion Music Company Orquestra Conquista Sinfônica Orquestra Escola Joias do Sertão Os Barcos OSBA Outra Conduta OutroEu p Pablo Fornasari Pablo Luz Palestras Pandemia Papalo Monteiro Paraki Parrázio Patagônia Paul & The Moondogs Paul Bergeron Paulo César de Araújo Paulo Gabiru Paulo Macedo Paulo Pires Pedro Sampaio Pesquisas Petrônio Joabe PH Pilot Wolf Pindaí Pinote Pipa Pipa Música Plácido Oliveira Playlists PMVC Poções Podcast do Moss do Som Podcasts PodeCrê PodMeContar Poesia Point do Rock Políticas Culturais Pop PPGMLS Praça Barão do Rio Branco Praça da Juventude Praça Tancredo neves Prêmio Suíça Bahiana de Música Princípio Ativo Priscila Correia de Sousa Carneiro Produtores Programa Positividade Programas de rádio Público Punk Rock QGRecords Quarentena Quarteto de Blues Quermesse de Santa Dulce Quintas de Maio Rádio Baixaria Rádio Câmara Rádio Clube Rádio FM 100 Rádio Shiga Rádio Up Rádio USP rádios Rafael Flores Raifran Raimundo Sodré Ramanaia Randômicos Rap Raquel Dantas Real Rock Fest Reason Reconquista Recrucifixion Rege de Anagé Reggae Regional Reis Reis do Crime Renato Russo Renegados Retilínea Revista Gambiarra Revista Marginal Ricardo Castro Ricardo Marques Rita De Cássia Oliveira Lima Alves Roberto Carlos Roberto Sant’Ana Robson Falcão Roça Sound Rock Rock Cordel Rock em Prol Rock Vertente Romário Ronaldo do Sax Ronny Voxx Rony Barbosa Rosana Guimarães Rubenildo Metal Salvador Samba Samba & Pagode São João Sarau Multiverso Sarau Somos Vozes SASB Schangay Selvagens à Procura de Lei Séries SESC Shau & Os Anéis de Saturno Shau Saturno Sheila Lima Shows Signista Simone da Silva Guerreiro Simple Jeans Singing Along Sintoma de Cultura Social Freak Som da Tribo Somos Nós Sorrow's Embrace SouJuvs Spit Clown Sr. Pokan e os Tangerinas SS-433 Stratozero Suffocation of Soul Supercílio Supremo Tales Dourado Tambores & Cordas Tamires Dias dos Santos Tarcísio Santos Tarde UESB Taro Tarsis Valentim Társis Valentim Teatro Carlos Jehovah Terno de Reis Santa Bakhita Terno de Santo Reis teses Teu Soares Textos científicos Textos e reportagens de época Thaís Dias de Almeida Thais Macedo Lopes The Dug Trio The JackHammers The New Old Jam The Outsiders Thiaguinho Thomaz Oliveira Tiamat e os Garotos Perdidos Titãs Toca Autoral! Tomarock Tombstone Tonico Almeida Top Love Tosco Todo TR MC Trabalhos acadêmicos Trepidantes Três do Crime Tres Puntos Três Reis Magos Trio da Huanna TV TV Sudoeste TV UESB TVE Bahia UESB UESB FM UESC UFBA UFPB Uma Terra Só UMC UNIMUS Vadinho Barreto VDC Hip Hop GT Festival Vídeo do Mês Videoclipes Viela Sebo-Café Vinew Vinícius da Costa Januário Vital Farias Vitória da Conquista VOceve Vozes do Beco Weldon França Weldon Silva. Weldon França Weslei Gusmão Piau Santana WN$ Xangai Xuxa Yasmin Luene Zé Baticabo Zine

Acervo de Entrevistas

#museudorockvca

Doe sangue!