Geslaney Brito e Iara Assessú, são artistas do interior da Bahia, da cidade de Vitória da Conquista, no Sudoeste baiano. O duo propõem no repertório musical, além das canções autorais, as parcerias que retratam o colorido que já existe na música que pensam como diversa. Música brasileira é universal, cheia de imagens tanto do lugar que moram como dos lugares que passaram.
Participaram de alguns Festivais de Música pelo Brasil, com premiações diversas, que foram desde melhor instrumentista (Violão Geslaney Brito), melhor arranjo, melhor música em pódios também diversos. Destaque para participação nos últimos festivais das cidades de Ibotirama – BA, Bertópolis – MG, Ilha Solteira – SP, Avaré – SP, Três Pontas – MG, Paracatú- MG.
As cirandas, os folgues e demais tradições habitam em suas percepções. Bem como as relações das músicas urbanas e rurais, particulares e ao mesmo tempo, interdependentes, sinestésicas, convergentes com a musicalidade brasileira. Estas, contribuíram para suas produções solo ou em parceria. Exemplo da coprodução e participação em dois CDs e várias apresentações em shows, através de projetos idealizados por Geslaney Brito e Iara Assessú.
Marcam suas composições a africanidade, muito bem evidenciada na composição intitulada Mucunã. Mas também o universo brincante situado em Boi de Ciranda. Ambas, articuladas por vertentes rítmicas do Candomblé, do Bumba-meu-boi, do Maracatú, do Baião. O CD gerado por essas convergências, intitulado De Tambores e Sementes, foi premiado pelo edital Calendário das Artes no ano de 2011, pela Fundação Cultural do Estado da Bahia.
Geslaney Brito continua a trabalhar com música, compondo, estudando e ministrando aulas no Conservatório de Música Municipal de Vitória da Conquista, Bahia.
Além de atuar ainda como compositor e intérprete em muitos festivais pelo Brasil adentro. Oxalá também, pelos países da América e demais Continentes.
Além de artistas, atuam também na arte-educação, no caso de Geslaney Brito e na advocacia, Iara Assessú, sendo ambos, servidores públicos municipais.
Gravado no Estúdio Laborato, tendo como responsável técnico de gravação, o músico, compositor e multi-instrumentista Thomaz Oliveira
Intérpretes: Geslaney Brito e Iara Assessú
Vocais: Geslaney Brito, Iara Assessú, Ter-Ra
Artistas convidados: Achiles Neto (Guigga), Gutemberg Vieira (Gutemba), Tereza Raquel (Ter-Ra)
Instrumentistas: Pablo Pereira (Baixo), Andreia Sanches (percussão), Date Sena (percussão), Geslaney Brito (violões), Thomaz Oliveira (guitarra, sequenciador, violão, percussão, samples), Diro Oliveira (transversal), Braguinha (violino), Iara Assessú (alfaia).
Arranjos: Geslaney Brito e Thomaz Oliveira
Arte da capa: Tadeu Cajado
Artefinalização: Diro Oliveira
Edital Calendário das Artes, edição 2011.
Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB
Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SECULT
------
Pulicado originalmente em 23/06/2023, em Radio Shiga.
Nenhum comentário: