Conforme prometido, comecei a minha saga de cobrir todos os shows autorais da cidade, já que ninguém faz isso mais e é muito importante, alguém precisa fazer.
Capítulo I
Bahia Interior - Larissa Caldeira
17/06/2023
Um sábado lindo, com uma temperatura super agradável, sem nenhum sinal de chuva. Nada de legal acontecendo na cidade, fora do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima. Mas nada MESMO, como já se tornou um padrão dos sábados conquistenses.
Olhei pras pessoas que estavam no teatro e só reconheci dois rostos, dentre os quarenta presentes. Mas voltarei neste ponto depois. Vamos ao mais importante: o show.
Larissa começou às 19:30h e descarregou, em sequência, as músicas do EP Bahia Interior, começando justamente pela faixa título (que eu achava a mais fraca do disco). Mas ouvindo ao vivo, com as outras músicas na sequência, ela acaba funcionando, porque o clima criado por ela faz a liga das canções que trazem ritmos diferentes (tá vendo como é importante conhecer o trabalho ao vivo pra poder entender melhor?)
O show seguiu com interpretações de hits do cancioneiro conquistense e baiano, todas muito bem executadas, exceto Disfarce (CAIM). Ninguém canta Guigga tão bem quanto ele próprio, não dá. Mas ainda bem que essa canção tava ali no meio do show e vieram outras canções que apagaram essa pequena parte que não funcionou (na verdade funcionou pra nos lembrar o quão genial é Guigga). E Larissa é uma boa intérprete, já vem mostrando isso há mais de dez anos, quando apresentou o show Sertãotango. Sobre esse processo de evolução musical, ela mesma fala: "Muita coisa mudou, acho que houve um amadurecimento artístico muito grande pra mim. Em Sertãotango atuei muito mais como intérprete. Agora, em Bahia Interior, eu me coloco e me apresento como compositora. Ainda que apresente canções de outros compositores como intérprete, existe um desejo forte em mostrar minhas músicas para as pessoas."
Curioso notar que é justamente esta evolução artística que a afastou de vitórias em editais municipais. O Sertãotango foi selecionado no credenciamento de 2012, já o Bahia Interior, não. Larissa, juntamente com outros artistas autorais que fazem parte da mesma cena, como Guigga, Chirlei Dutra, Tofallini, Tereza Raquel e Lucas Gerbazi, acabaram perdendo a preferência por vários artistas covers e a lista de suplência do edital, que também conta com nomes como Maviael Melo, Getúlio Abelha, Gabriel Thomaz, Cabruêra, Leo Cavalcanti, Mateus Aleluia Filho, Congadar, Yayá Massemba e Escarnium, é muito mais representativa do que a lista de selecionados (o que de certa forma pode trazer um certo alívio pra quem não passou).
Com todos esses pensamentos atuando, volto o olhar ao público do evento. Aquelas 40 pessoas que estavam no momento artístico mais importante desta noite de sábado conquistense. Poderiam estar comendo, bebendo e ouvindo Anunciação em algum dos tantos bares iguais da cidade (que estavam todos lotados, importante frisar). Mas estavam ali, teimando em não ser apenas mais um nas estatísticas de tendências locais. E eu penso nas ausências. O que será que os críticos culturais municipais estavam fazendo naquele momento pra não estarem presentes? O que será que faziam também pra faltarem aos outros shows autorais que rolaram naquele espaço neste ano? O que será que faziam durante toda a vida? Será que um dia irão a um show desses artistas? Onde vivem?
Do que as pessoas em Conquista se alimentam? Essa última pergunta é fácil responder: se alimentam do mesmo cardápio igual e caro de todos os barzinhos conquistenses.
Ficha Técnica do show Bahia Interior, de Larissa Caldeira:
Zezinho Reis - Direção musical e violão 7 cordas
David Prates - Percussão
Paula Janay - Assessoria de Imprensa e Produção executiva
Júnior Fernandes - Produção de palco
Manu Abade - Assistente de produção
Arthur Souza - Iluminação
Leonardo Góis - Sonorização
Filipe Nascimento - Fotografia e filmagem
Lorenilson Cabral - mestre de cerimônia
Apoiadores:
Clínica Afeto
Colégio Sêneca
Posto Ponto Vip
Larissa Ribeiro Semijoias
Gráfica Log
Educandário Santa Rosa
Fotos:
Nenhum comentário: