Andréa Cleoni de Andrade Silva Fonseca, nascida em 03 de maio de 1963, em João Monlevade, Minas Gerais, filha de Aloysio Silva, dentista, e Neusa Andrade Silva, dona de casa. Filha caçula dos 7 filhos do casal itabirano, é cantora e compositora, desde os 10 anos de idade.
Aos 12 anos de idade aprende a tocar violão e começa as participar de festivais de música, além de atividades de teatro e dança. É professora de inglês, desde os 16 anos. Ao entrar para a faculdade, muda-se para Belo Horizonte, onde começa a cantar em barzinhos.
Em 1982, é selecionada para participar do musical "Cristal" de Oswaldo Montenegro, depois de ter concorrido com uma média de 5000 candidatos, que fizeram teste. Em 1983, conclui o seu curso de Letras na faculdade, o seu curso de tradutora, intérprete e secretária bilíngue na ETIMIG e ganha prêmio de melhor intérprete, com uma música de sua autoria, com parceria de seu irmão, Ailton Roberto e o poeta, Marcelo Melo ("Todo Amor"). Em 1984, entra para a banda "Sol na Pele" e participa de apresentações em bares, festas, praças clubes e festivais, em Belo Horizonte.
Em 1985, casa-se e muda-se para Vitória da Conquista-BA. Depois de uma lacuna de 5 anos dedicando-se somente às suas aulas de inglês e à vida em família, que crescia com o nascimento de Marina e depois de Leonardo, recomeça a sua carreira artística cantando em bares e se integra à banda Tycronays, fazendo então a abertura de shows de pessoas famosas como: Margareth Menezes, Gente Brasileira, Zé Ramalho e Jimmy Cliff.
Em 1992, forma a sua própria banda, Banda Avis Rara, que apresenta-se em micaretas e clubes. Em 1993, vence o IV FIB (Festival de Inverno da Bahia), com a música de sua autoria, "Mantra". Em 1994, participa do 1.º CD do "Canta Bahia" (Seletiva do Sudoeste), com a música "Amor do Mundo". Em 1995, nasce seu filho caçula, Carlos. Faz shows carreira solo e participa do projeto "Quinta Seis e Meia", promovido pela TV Sudoeste.
Neste mesmo ano é considerada cantora revelação, quando grava seu primeiro clip, para o programa "Somos Nós" da TV Sudoeste. Em 1996, ganha o 2.º lugar no VII FIB, com a música "Trancos" e participa do 3.º CD do "Canta Bahia" (Seletiva do Sudoeste), com a música "Leonina". Participa dos projetos, "Quinta Seis e Meia" e "Toque Brasileiro", da TV Sudoeste.
Em 1997, Participa dos shows no "Boca de Forno", também promovidos pela TV Sudoeste e grava um clip em homenagem ao aniversário de Vitória da Conquista. Grava o seu primeiro CD, "Mantra", com 11 músicas de sua autoria, incluindo as participantes dos festivais da Bahia e lança o seu primeiro livro de poemas e letras de músicas, "Avis Rara". Compõe vários jingles, incluindo o de aniversário de 10 anos da TV Sudoeste e o de 15 anos da TV Cabrália.
Ocupa a cadeira 37 da Academia Conquistense de Letras desde 1998 e tem como principais atividades ser: poetiza, compositora e intérprete de canções e de jingles de propaganda para rádio e TV, expositora espírita e professora de inglês. É pós-graduada em Neuropsicologia e Educação Inclusiva e mestre em Gerência e Administração de Políticas Culturais e Educacionais.
------
Texto: Andréa Cleoni.
DISCOGRAFIA
1996 - Mantra
1999 - Andréa Cleoni
LINKS
Última atualização: 26/04/2023
Nenhum comentário: