Na Wikipedia ele é Edigar Evangelista dos Anjos, nascido em Macarani, há 60 anos, filho de Ridalva e Exupério. É radialista, músico e político. Os estilos são música junina, forró e sertanejo. Por causa do vitiligo que lhe tirou a morenice das mãos, tornou-se Edigar Mão Branca. Morava no Lodo das Jegas, zona rural de Macarani, depois foi para Itapetinga e de lá para São Paulo, onde cantou na noite e teve mais do que certo de que nascera para alegrar as pessoas com música. Hoje ele é de muitos lugares e é também de Vitória da Conquista, sendo do mundo, como é a música, como é sua arte.
Embora insista com a política, já tendo sido candidato a quase tudo (chegou a assumir um mandato de deputado federal), Mão Branca é mesmo um músico, cantador, um dos sinônimos de forró, de música de São João, de boa música regional, de coisa do sertão. É uma das vozes mais conhecidas da Bahia, principalmente na região Sudoeste. É um grande artista, um querido, como se diz hoje em dia. Nem sempre o seu talento é reconhecido por essa bandas. Ontem, ele foi a principal atração (entre tanta gente boa que se apresentou) na abertura do Arraiá da Conquista, promovido pela Prefeitura que, pela primeira vez o contratou para tocar no São João.
É bom demais ver que o público o reconhece, o abraça, pede selfie. E pedir selfie, hoje em dia, é muito mais do que pedir autógrafo, é querer guardar para sempre o momento em que o artista a quem admiramos nos deu um abraço, sorriu para nós. É fazer parte, ser íntimo. Selfie é reconhecimento popular, celebrização. Edigar Mão Branca tem arte e história que justificam isso. Do Arraiá da Conquista deste ano poderá ser dito qualquer coisa depois que acabar, que foi bom, que lotou, que foi animado, seguro, etc. Mas, também entra para a história como a festa da prefeitura que Mão Branca cantou e, para quem foi, fez valer estar no Espaço Glauber Rocha.
Parabéns, Mão Branca. Paulo Mascena ia gostar de ver. Obrigado pela presença, velho amigo.
------
Publicado originalmente em 22/07/2019, em Blog do Giorlando Lima.
Nenhum comentário: