Por Ester Barreto
Na última sexta-feira (25/09) o espaço cultural Viela Sebo-Café recebeu a exposição “Música em Cores” da artista Larissa Pereira e agitou a noite Conquistense ao som da banda poçõense “Cinco contra Um”. Pouco antes da apresentação, a banda falou sobre a expectativa do show, cena alternativa da região e planos para o futuro.
Formada em 2000 e atualmente composta por Alessandro (Bateria), Alex (Guitarra), Cristiano (Baixo), Léo (Percussão) e Renato (Vocais e Guitarra), a banda já tocou em várias cidades baianas e participou de eventos importantes como Festival de Inverno, Acrock, Agosto de Rock, Alma Rock, etc.
Blog Viela: Quantos trabalhos vocês já lançaram?
5 Contra 1: A Banda tem 2 discos lançados: “A Saga” e “O Fogo, o Breu e Ela”
Blog Viela: Apesar de estar há algum tempo sem tocar assiduamente a banda continua ativa?
5 Contra 1: Sim, a banda continua ensaiando, compondo e produzindo material para um novo trabalho. Mesmo quando o grupo está sem fazer shows, a produção continua.
Blog Viela: Na opinião de vocês por que a cena alternativa do sudoeste da Bahia está tão inativa nos últimos anos?
5 Contra 1: O som “alternativo” na verdade não é algo para todos, muito pelo contrário, o som é seletivo e a maioria das pessoas se insere na cena apenas por se encaixar numa fase da vida, e com o tempo acabam sendo “vomitados” pelo movimento. Muitos músicos e bandas estão parados na cidade por falta de espaço.
Blog Viela: Quais os planos para o futuro?
5 Contra 1: A banda tem um cd pronto para ser gravado, provavelmente com 5 ou 6 musicas, mas ainda sem título. O novo trabalho terá uma divulgação maior na internet, onde as músicas serão disponibilizadas para download, visando atingir um público maior e tornar o acesso mais fácil aos fãs da banda.
Blog Viela: Como foi o processo de produção das músicas?
5 Contra 1: As músicas foram sendo compostas com tempo e entrosamento entre os integrantes. Para nós, cada musica tem uma hora e uma história, afinal ninguém faz música por acaso.
Blog Viela: O estilo da banda é rotulado como mangue beat, mas como vocês se classificariam?
5 Contra 1: Nós somos a 5 Contra 1, o mague beat na verdade é para nós muito mais uma filosofia adotada como estilo de vida do que um estilo musical. A 5 contra 1 foi a primeira banda da região a valorizar e incorporar outras influências musicais como Tim Maia, Jorge Ben e outros artistas brasileiros, tendência que foi seguida por várias outros grupos da região. “Nosso som é uma mistura, que abrange vários ritmos brasileiros, resultando num som original e próprio”.
Blog Viela: Qual expectativa para o show no Viela?
5 Contra 1: A banda está voltando para reabrir as portas em Vitória da Conquista, com um show que mistura as músicas conhecidas as novas composições. Estamos animados com o espaço dado pelo Viela Sebo-Café. É muito bom reencontrar e receber o carinho do público que não víamos há tanto tempo.
------
Texto enviado por e-mail em 29/09/2009, por Ester Barreto.
Nenhum comentário: