Músicos e bandas

Artigos

Notícias

Discografia

Shows

Conquista da Música (2006)


A Série Cultura Conquistense é um projeto que tem como objetivos o registro e a divulgação de manifestações artístico-culturais do Planalto da Conquista e, em especial, as do município de Vitória da Conquista (BA). Essa região, localizada no centro sul-sudoeste da Bahia, caracteriza-se, culturalmente, por ricas influências sertânicas-catingueiras, com raízes ibérico-portuguesas, cuja expressão maior, musicalmente, em nível elaborado e erudito, é a obra de Elomar Figueira. Mas, simultaneamente, abriga e dá pulso a outras tendências, sobretudo, musicais, inspiradas, ou não, nessas raízes. Conhecida como uma cidade de poetas, cantadores, compositores, músicos e artistas, em geral, nos últimos anos, mesmo remando contra a onda da globalização e da massificação cultural, comandasas pela grande mídia, tem experimentado oportunidades, por meio da Prefeitura, para que importantes segmentos da cultura local-regional sejam registrados e reconhecidos.

É nesse ambiente que, com muita satisfação, fazemos o lançamento do CD número 2 desta série, no contexto dos 10 Anos do Natal da Cidade. - Uma celebração cultural.

Neste CD, intitulado "Conquista da Música", dezessete artistas conquistenses aqui se apresentam como compositores e intérpretes, numa espécie de revista musical, na qual se expressa uma rica diversidade de estilos, em parte fruto de trajetórias marcadas por apresentações e premiações em festivais de música, não só em nossa cidade, mas, também, em festivais por todo país. São fragmentos e amostras da rica potencialidade da cultura musical regional, que compõem o grande mosaico que é a própria cultura brasileira. Este recorte na obra e no fazer dos artistas, aqui selecionados, marca nosso reconhecimento pelo esforço e dedicação com que têm, todos eles, sustentado a produção musical em nossa cidade ao longo destes anos. Ouçam, escutem, mirem e vejam.

José Raimundo Fontes
Prefeito de Vitória da Conquista


Vitória da Conquista é, em sua essência, um celeiro de grandes artistas e de diversos estilos musicais. Parte dessa essência está materializada no CD "Conquista da Música", coletânea que reúne uma significativa parte dos nossos melhores cantores e compositores.

As vozes e instrumentos que traduzem linguagens da interpretação e criação, harmonizando poesia, melodia e sentimento, deixarão aqui um legado de referência artística para que, tendo consciência da arte conquistense, as atuais e futuras gerações valorizem e fortaleçam sempre a nossa identidade cultural.

Que "Conquista da Música" cante e encante a alma do nosso povo!

Gildelson Felício de Jesus
Secretário Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer


Nesta nova edição da série Cultura Conquistense, firmamos um encontro que marca a tônica que vem sendo empregada há dez anos. A de se voltar para a coletividade e a diversidade no âmbito cultural. É muito importante para o artista ter espaço para mostrar seu talento, sua obra, tanto quanto para o governo municipal atender a esses interesses. Mais uma vez afinamos cada vez mais esse instrumento de cultura.

João Omar de Carvalho Mello
Coordenador de Cultura, Regente e Compositor


Todo ser racional deve estar consciente do seu papel como ser gregário, portanto, animal social, que está dentro do contexto das múltiplas relações sociais e, assim, deve ter a responsabilidade da manutenção de práticas respeitosas junto aos seus semelhantes, na manifestação de todas as suas atitudes. Todo cidadão que tenha sido concebido em qualquer sociedade, com os mínimos princípios de civilidade, deve ter consciência e discernimento sobre a sua participação para o desenvolvimento da sociedade. Portanto, quando esta contribuição se dá por meio da MÚSICA e da POESIA, acreditamos ser uma das formas de manifestação mais sublimes e significativas, à posteridade

Prof. Dirlêi A. Bonfim
Coordenador do MAC


Por livre iniciativa e manifestação da vontade, um grupo de artistas se reuniu com o objetivo de produzir um espetáculo, cujo nome ficou definido como CONQUISTA DA MÚSICA. Este Projeto Cultural busca criar alternativas de mercado de trabalho para profissionais da área da música, intérpretes, compositores e poetas... Com a ampliação das discussões em torno da ideia inicial, se chegou a conclusão que se deveria gravar uma música de cada um e produzir uma Coletânea. Em seguida, o referido Projeto Cultural foi encaminhado à Prefeitura Municipal para apreciação, que se prontificou em patrocinar a prensagem e lançamento do disco. As reuniões foram provocadas e organizadas pelo MAC - Movimento Artístico e Cultural de Vitória da Conquista. mar/2003.


FAIXAS

1) Dom de Amar (Vinícius Silveira) - Vinícius Silveira
2) 31 de Maio (Andréa Cleoni) - Cídia Luíze
3) Terço (Geslaney Brito) - Geslaney Brito
4) Presente N'um Olhar (Gil Barros) - Gil Barros
5) Luz (Paulo Ladeia) - Paulo Ladeia
6) Acaso (Rita Pithon) - Rita Pithon, Carlos Porto
7) Roshie (Dão Barros) - Norberto Rocha
8) Portal (Evandro Correia) - Evandro Correia
9) Rouxinol (Carlos Moreno) - Carlos Moreno
10) Entre a Flor e o Espinho (Gutemberg Vieira) - Gutemberg Vieira
11) Amor do Mundo (Andréa Cleoni) - Andréa Cleoni
12) Música (Paulo Macedo) - Paulo Macedo
13) Os Anéis e os Dedos (Papalo Monteiro) - Papalo Monteiro
14) Na Varanda das Crianças (Dirley Bonfim) - Dirley Bonfim
15) Miragem (Chico Luz) - Chico Luz
16) Sonhando Compassado (Luciano PP) - Luciano PP
17) Choro de Vicente (Lúcio Ferraz) - Lúcio Ferraz


FICHA TÉCNICA

Realização: Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista
José Raimundo Fontes - Prefeito
Gilzete Moreira - Vice-prefeito
Gildelson Felício de Jesus - Secretário Municipal de Cultura e Turismo
João Omar de Carvalho Mello - Coordenador de Cultura
José Carlos Oliveira - Coordenador de Turismo
Gildásio Alves - Coordenador da Secretaria de Comunicação

Movimento Artístico e Cultural de Vitória da Conquista - MAC

Textos: Ana Isabel Rocha Macedo, Silvio França, Veruska Anacirema
Projeto gráfico - Alex Félix
Impressão - Poligráfica
Zero dB Stúdio - Remasterização (por Chico Luz)

Agradecimentos especiais:

Beto Batera (baterista)
Carlos Porto (maestro)
Clériston Cavalcante (maestro)
Daniela Oliveira
Emílio Bazé (percussionista)
Fábio Santana (tecladista)
Joscélio Ferreira (fotógrafo)
Leo Brasileiro (violonista/guitarrista)
Mércia Carvalho
Paulo Cezar Lisboa
Paulo Mascena (produtor)
Ricardo Marques
Rita Amaral
Rosenberg Evangelista Pinto (Petrobras)
Vivaldo Leão "Sabiá" (fotógrafo)
e tantos outros que colaboraram com a viabilização e realização deste projeto.


I. Malförea

O "Memória Musical do Sudoeste da Bahia" precisa da sua colaboração. Tem algum material guardado? Gostaria de publicar seu próprio texto aqui? Acrescentar ou retirar algo? Entre em contato através do "fale conosco". Vamos preservar juntos a nossa história!

Nenhum comentário:

Leave a Reply

Temas

1 em Pé 2 Alados 1973 1994 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011 2012 2013 2014 2015 2016 2017 2018 2019 2020 Acrock Agosto de Rock Alex Baducha Andréa Cleoni Arlindo Polvinthai Artes plásticas Artigos Assista! Benjamin Existe Blog Blue Jam Blues BLUEZinada! Café com Blues Cama de Jornal Canta Bahia Captain Pepper Captain Peppers Casa Memorial Régis Pacheco Caso à Parte CCCJL CCCJL Sessions Chirlei Dutra chorinho Cinco Contra Um Cine Glória Cine Madrigal Circo de Cultura CMVC Coletâneas e Discos Especiais Coletivo Suíça Bahiana Conquista Moto Rock Coração de Jesus Cultura Destaques Deus e as Águas Deus Segue Nossa Guia Deus Seja Louvado Diglett Joes Dinho Oliveira Dirlêi Bonfim Diro Oliveira Discografia Distintivo Blue Divino Espírito Santo Documentos históricos Dona Iracema DP Edilson Dhio Elomar Em memória Emissoras Entrevistas Erudito: Orquestras e Bandas Marciais Espaço Cultural A Estrada Espaços Evandro Correia Eventos Fainor Fenix Rock Bar Festivais Festival da Juventude Festival de Inverno Bahia Festival de Música da Bahia Festival Internacional de Violão FestUesb Folk Gafieira Brasil Garboso Geslaney Brito Gil Barros Gilberto Gil Glauber Rocha Graco Lima Jr Grupo Barros Gutemba Heleno Ribeiro I. Malförea Iara Assessu Imagem do Mês Ingrid de Castro Brito JayVee Jean Cláudio Jeremias Macário João Omar Kessller Ladrões de Vinil Letras & Prosa Liatris Lili Correia Livros Lomantão Luciano PP Lúcio Ferraz MAC - Movimento Artístico e Cultural de Vitória da Conquista Magoo Malförea Mandacaroots Manual do Músico March of Revenge Marta Moreno Mictian Miguel Cortes MPBlues Musaé Música Autoral Músicos e bandas Natal Conquista de Luz Natal da Cidade Nem Tosco Todo Nem Tosco Todo e as Crianças Sem Futuro Nephtali Bitencourt No Canto do Choro No Palco Nós Vozes & Eles Notícias OAB Os Barcos Pablo Luz Palestras Papalo Monteiro Paulo César de Araújo Paulo Macedo PMVC Poções Poesia Praça Tancredo neves Princípio Ativo Priscila Correia de Sousa Carneiro Público Rafael Flores Raifran Randômicos Raquel Dantas Reason Reggae Regional Reis Renegados Retilínea Roberto Carlos Rock Rock Cordel Ronny Voxx Séries SESC Shows Som da Tribo Sorrow's Embrace Spit Clown Supercílio Tales Dourado Tamires Dias dos Santos Terno de Santo Reis Textos científicos Textos e reportagens de época The Dug Trio The JackHammers The New Old Jam The Outsiders Thomaz Oliveira Tomarock Tombstone Tonico Almeida Tosco Todo Tres Puntos Três Reis Magos TV Sudoeste UESB UESB FM Vídeo do Mês Videoclipes Vitória da Conquista

Twitter

Novidades em seu Email

Imagem do Mês

Vídeo do Mês